A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

19/08/2011 12:20

Caminhada pela paz reúne 2 mil pessoas no bairro Dom Antônio Barbosa

Viviane Oliveira

A caminhada pela paz em comemoração ao aniversário de Campo Grande é realizada desde 2005 na comunidade

Com faixas e cartazes, os moradores pedem paz na comunidade e no trânsito. (Foto: Simão Nogueira)Com faixas e cartazes, os moradores pedem paz na comunidade e no trânsito. (Foto: Simão Nogueira)

“A comunidade busca a paz e quer sensibilizar todos contra a violência que se apresenta de várias formas na região”, disse a coordenadora do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) Rosa Adri e organizadora do evento, Cléa Larsen, na 7º caminhada pela paz, na rua Evelina Selingard no bairro Dom Antônio Barbosa, em Campo Grande.

A caminhada começou por volta das 8h30 de hoje (19) e reuniu aproximadamente 2 mil pessoas, entre moradores, crianças das escolas estaduais e municipais da redondeza, Ceinfs (Centros de Educação Infantil) e projetos do bairro.

O evento contou também com a presença do Presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), que disse estar feliz em participar de um dia como este. “Queremos que todos tenham compromisso com a paz, e que cada um pare para refletir neste momento. A Paz é um direito de todos e dever do Estado”, afirma o parlamentar.

A caminhada pela paz e comemoração ao aniversário de Campo Grande é realizada desde 2005. De acordo com a Diretora da Escola Municipal Professora Maria Lucia Passareli, Dalveliza Leite Ferreira, as crianças do projeto Bandas e Fanfarras vão para a rua mostrar para a comunidade o que aprendeu o ano todo.

“Nossa região é considerada a mais violenta. Por isso que nós trabalhamos o ano todo nesse sentido com as crianças. O objetivo é integrar esses alunos e contribuir com o rendimento escolar, para a melhora da disciplina e do comportamento, explica a diretora.

A dona de casa Maria Luzinete dos Santos, 74 anos, mora a dez anos no bairro Dom Antônio. Ela conta que o lugar era mais violento antes. “Todo final de semana amanhecia um morto na esquina, morte aqui era toda a semana”, lamenta. Segundo ela, hoje está mais tranquilo.

Dona Maria faz parte dos 40 alunos do Cecapro (Centro de Capacitação Profissional). Segundo a coordenadora do Centro, Edna Patinho, hoje com os projetos que tem na região a violência diminuiu muito.

Crianças conscientes – A maioria das crianças estavam com faixas, balões, cartazes pedindo a paz não só na comunidade, mas no trânsito também.

Maria Eliza Alves Dourado de quatro anos estava com uma placa de Pare na mão. Ao ser questionada pela reportagem sobre o significado ela disse: “Está placa é para parar o carro e a moto, porque o trânsito está muito violento”, explica a pequena orgulhosa de participar da caminhada.

Carolina Romeiro de Abreus, de 17 anos, acompanhava com o filho pequeno no colo a passeata. “Segundo ela, o bairro precisa de iniciativas como esta, finaliza.

A pequena Maria Eliza pede paz no trânsito. (Foto: Simão Nogueira Nogueira). A pequena Maria Eliza pede paz no trânsito. (Foto: Simão Nogueira Nogueira).
A família participou e levou as crianças. (Foto: Simão Nogueira)A família participou e levou as crianças. (Foto: Simão Nogueira)
Caminhada pela paz será realizada amanhã em dois bairros da Capital
Caminhada percorrerá os bairros Dom Antônio e Parque do SolA Sas (Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania) promove amanhã uma ...
Confundido com ladrão, homem causa acidente e acaba agredido
Flávio Guimarães Fernandes, 39 anos, foi confundido com ladrão e agredido por moradores após se envolver em acidente. O caso aconteceu na madrugada d...
Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions