ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Caminhoneiros consideram protesto nobre, mas duvidam que surtirá efeito

Ricardo Campos Jr. e Caroline Maldonado | 03/02/2015 14:26
Caminhão parado na BR-163 com faixa de protesto. (Foto: Marcelo Calazans)
Caminhão parado na BR-163 com faixa de protesto. (Foto: Marcelo Calazans)

Parados na fila de caminhões formada pelo protesto da categoria na BR-163, em Campo Grande, motoristas de veículos de carga concordam com os motivos, mas acreditam que a ação tem pouca influência na solução dos problemas. As reivindicações incluem a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre o óleo diesel de 17% para 12%, tabela de padronização do valor do frete e a presença de alguém do governo no local.

Inicialmente toda a via havia sido interditada, mas após negociação com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), os caminhões encostaram na pista da direita, permitindo assim a passagem de carros, ônibus e motos.

Luan Garbin, 26 anos, é de Santa Catarina fez uma entrega em Campo Grande. Por causa do protesto, ele vai ficar na capital sul-mato-grossense até amanhã, quando sairá em busca de outra carga para voltar ao estado dele. A manifestação o pegou de surpresa. “Valeria a pena se mudasse alguma coisa, mas o difícil é que ninguém enxerga esse protesto. Só aqui está parado. Deveria parar o Brasil todo agora”, afirma.

Pedro Antônio Batista, 55 anos, se diz bastante incomodado com a questão do imposto, mas acredita que o protesto não vai afetar ninguém. “Só gera mais irritação”, disse se referindo ao fato de que o ato foi realizado em pleno horário de almoço.

Jairzinho Fanagioto, 48 anos, critica o aumento no preço dos combustíveis. “Nós não temos culpa do roubo da Petrobrás. Nós não vamos pagar essa conta. A Dilma que resolva com quem roubou”, opina.

Osni Carlos Belinati, 63 anos, presidente do Sindicam (Sindicato dos Caminhoneiros de Mato Grosso do Sul) diz que no estado a entidade tem 19 mil filiados e 72 mil caminhões e afirma que a redução do ICMS foi promessa de campanha do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “É a mesma desculpa de sempre. Não tem jeito de continuarmos trabalhando dessa forma”, diz.

Nos siga no Google Notícias