A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

02/10/2012 13:55

Campanha a favor de pedestres inicia 4° etapa em parceria com Saúde

Luciana Brazil
Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)Agentes comunitários de saúde foram às ruas entender como é o trabalho de prevenção de acidentes de trânsito. (Fotos:Pedro Peralta)

A 4° etapa da Campanha “Pedestre, Eu cuido!”, lançada na manhã de hoje pelo Detran (Departamento Estadual  da Trânsito), contará com a parceria da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) para levar à população, por meio dos agentes comunitários de saúde, orientações de como prevenir acidentes de trânsito e os cuidados com a segurança dos pedestres. Serão 1,4 mil agentes comunitários, que já iniciaram o trabalho de capacitação.

A ação, com foco no âmbito familiar, será desempenhada durante as visitas feitas às residências, onde os moradores receberão instruções de segurança no trânsito e respeito à faixa de pedestre.

O trabalho pretende sensibilizar a população diante do alto número de acidentes registrados na cidade. “Os agentes comunitários têm um perfil adequado para fazer esse trabalho, já que estão em contato com a população e, além disso, os acidentes de trânsito se tornaram um problema de saúde pública e tem tudo a ver”, destacou a tecnóloga de Educação e Segurança para o Trânsito do Detran, Lidiana de Freitas dos Santos, autora da proposta e ex-agente comunitária de saúde.

Hoje pela manhã, integrantes do Detran e da Sesau se concentraram em frente a UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do bairro Universitário, na avenida Gury Marques com a Guaicurus, onde distribuíram aos condutores folders que falavam sobre a importância da faixa de pedestre e sobre os cuidados no momento de sinalizar a intenção de atravessar.

 

Telma aborda motocilista para entregar material sobre segurança no trânsito.Telma aborda motocilista para entregar material sobre segurança no trânsito.

Outros dois cruzamentos importantes da cidade, onde funcionam outras Unidades de Pronto-Atendimento, farão parte da 4° etapa. “Vamos nos mobilizar na UPA da Vila Almeida e na UPA do bairro Coronel Antonino”, frisou o gestor de Educação e Segurança do Trânsito, Ivar Custódio da Silva.

Segundo ele, o contato direto com a população propicia aos agentes comunitários o desenvolvimento eficaz do trabalho. “É importante mostrar aos agentes como fazemos a conscientização dos motoristas nas ruas e, além disso, esses profissionais estão sendo capacitados, desde setembro. Mas quem está no corpo a corpo são eles”,.

A capacitação dos agentes será feita até janeiro de 2013, onde estão incluídas todas as equipes das UPA’s, das UBSF’s (Unidade Básica de Saúde Familiar) e dos postos de saúde.

“Eles vão servir como multiplicadores do nosso trabalho. É possível colhermos frutos positivos. Com a educação é possível atingir o objetivo que é mudar o comportamento das pessoas”, frisou Lidiana.

"É um dos trabalhos mais válidos que eu já via dentro da Sesau porque é preciso sair", afirmou a agente comunitária, Sandra Aparecida.

Para a assistente social da UPA, Telma Azevedo, a quantidade de vítimas de acidentes é o que motiva o desenvolvimento do trabalho. "Ontem mesmo nós tivemos um óbito neste posto".

"Pedestre, Eu cuido!" é uma parceria entre a Agetran e Ciptran (Companhia Independete de Policiamento de Trânsito), além de outras entidades que compõem o Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito.

Campanha: No lançamento do programa, em novembro do ano passado, o foco foi os motoristas, como lembrou Ivar. Já na segunda etapa, os pedestres receberam o enfoque maior. A conscientização veio por meio de campanhas na televisão com cantores famosos.

Para a 3° etapa, o programa aproveitou a campanha “Volta às aulas”, realizada pelo Detran, e orientou motoristas e pedestres sobre os perigos do trânsito.

Com forte dores, mulher reclama de falta de atendimento em UPA
Mesmo apresentando fortes dores e inchaço na região do estômago, sem conseguir comer a três dias, uma mulher que procurou atendimento na UPA (Unidade...
Problema rotineiro, chuva causa alagamentos no bairro Cidade Morena
A chuva que atingiu Campo Grande no fim da tarde deste domingo (17) causou vários problemas à população, desde alagamentos a problemas estruturais em...
Mulher é atropelada pelo ex-marido e está em estado grave na Santa Casa
Uma mulher de 33 anos foi atropelada pelo ex-marido e está internada em estado grave na Santa Casa de Campo Grande, sedada e entubada na CTI (Centro ...


A Luciene Melo e o Marcos Souza devem ser dois daqueles "motoristas" bem mal educados que estacionam em qualquer lugar, em cima da calçada, na faixa de pedestre, falam ao celular enquanto dirigem, não respeitam preferência nem sinal vermelho e xingam todo mundo na rua, inclusive o pedestre, não vi nada de errado nessa etapa da campanha, penso ser muito válido fazer esse trabalho de educação nas casas, afinal muita gente não aprendeu mesmo qual lugar e maneira correta de se atravessar sem se envolver em acidente.
A Agetran e o Detran estão certíssimos nessa campanha!
 
Oswaldo Benites em 03/10/2012 09:53:27
O que eu não consigo entender é como a AGETRAN insiste fazer campanhas desse tipo, e ao mesmo tempo aplica multas desnecessárias e no final não educam ninguém!
 
clovis araujo em 03/10/2012 09:48:15
Concordo plenamente com a Mariana Della Costa.
 
nandyalla aranda em 03/10/2012 09:32:58
É por culpa da Agetran, no meu ponto de vista, que a candidatura oficial está patinando.
Querem inventar demais as custas do nosso bolso. Eu já levei duas multas devido aos erros
de posicionamento de semáforos na Duque de Caxias, onde os caminhões impedem a visão
pois eles são obrigados a andarem na faixa central, e quem anda na faixa da esquerda fica
sem visão do semáforo.
 
edson navarini em 03/10/2012 08:38:53
Isso são as nossas "maravilhosas" Agetran e Detran, insistindo no erro... Acho que só vão parar quando um pedestre morrer numa faixa dessas e isso se for parente dessas pseudo autoridades... Absurdo...
 
Luciene Melo em 02/10/2012 20:07:35
Tá tudo errado....
 
Marcos Souza em 02/10/2012 19:29:42
Acho maravilhoso que sejam informados os pedestres, já que muitos deles não entenderam (ou não querem entender) a lei e passaram a agir selvagemente, como se donos do asfalto fossem e isso NINGUÉM É.
Respeito passou a ser lenda, passaram a atacar carros, pular na frente de tudo, atravessar no lugar que acham que devem e acreditar que estão certos.Devem ser orientados, por favor, pelo bem de todos
 
Mariana Della Costa em 02/10/2012 15:10:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions