ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Campanha de prevenção ao câncer bucal começa com tratamento intinerante

Filipe Prado e Luciana Brazil | 03/11/2014 13:43
A campanha começou na Praça Ary Coelho e agora vai para as Unidades de Saúde (Foto: Marcos Ermínio)
A campanha começou na Praça Ary Coelho e agora vai para as Unidades de Saúde (Foto: Marcos Ermínio)

Começou nesta segunda-feira (3) a semana de prevenção do Câncer Bucal com dentistas e técnicos da Remus (Rede Municipal de Saúde). Uma estrutura foi montada na Praça Ary Coelho para a avaliação, triagem e conscientização dos campo-grandenses sobre o câncer.

A campanha, que também é de âmbito estadual, contou com quatro dentistas e dois técnicos, além de acadêmicos do curso de odontologia da Uniderp e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que deram orientações sobre a doença.

Conforme a especialista em diagnóstico bucal, Ellen Giovanini, 31 anos, o câncer bucal pode acarretar vário problemas, assim como o câncer na mama. “No câncer de boca, se não foi diagnosticado e tratado, pode, assim como o câncer de mama, onde retiramos um seio, ter que retirar um nariz, olho ou até a mandíbula”, comparou.

O italiano Erico Zuccon, 34, de férias no Brasil há seis meses e há um dia em Campo Grande, estava passando pela praça e resolveu realizar o exame. “Está tudo certo com a minha boca”, afirmou após os exames.

Ellen recomendou uma frequência ao dentista a cada seis meses. “O tratamento, quando diagnosticado, é simples, mas se não for tratado, pode levar a quimioterapia”, explicou. Ela revelou que os principais causadores do câncer são o fumo, o álcool, já no lábio inferior e na borda da língua, a incidência solar pode causar a doença.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no levantamento de 2010, ocorreram 4.891 mortes pela doença, já em 2012, ocorreram 14.170 mil novos casos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres, um aumento de 189,7% dos casos.

Durante semana de prevenção, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e Coophavilla receberão um mutirão para consultas de prevenção ao câncer. Todos os pacientes poderão se consultar sem hora marcada.

Nos siga no Google Notícias