A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 18 de Janeiro de 2018

03/11/2014 13:43

Campanha de prevenção ao câncer bucal começa com tratamento intinerante

Filipe Prado e Luciana Brazil
A campanha começou na Praça Ary Coelho e agora vai para as Unidades de Saúde (Foto: Marcos Ermínio)A campanha começou na Praça Ary Coelho e agora vai para as Unidades de Saúde (Foto: Marcos Ermínio)

Começou nesta segunda-feira (3) a semana de prevenção do Câncer Bucal com dentistas e técnicos da Remus (Rede Municipal de Saúde). Uma estrutura foi montada na Praça Ary Coelho para a avaliação, triagem e conscientização dos campo-grandenses sobre o câncer.

A campanha, que também é de âmbito estadual, contou com quatro dentistas e dois técnicos, além de acadêmicos do curso de odontologia da Uniderp e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que deram orientações sobre a doença.

Conforme a especialista em diagnóstico bucal, Ellen Giovanini, 31 anos, o câncer bucal pode acarretar vário problemas, assim como o câncer na mama. “No câncer de boca, se não foi diagnosticado e tratado, pode, assim como o câncer de mama, onde retiramos um seio, ter que retirar um nariz, olho ou até a mandíbula”, comparou.

O italiano Erico Zuccon, 34, de férias no Brasil há seis meses e há um dia em Campo Grande, estava passando pela praça e resolveu realizar o exame. “Está tudo certo com a minha boca”, afirmou após os exames.

Ellen recomendou uma frequência ao dentista a cada seis meses. “O tratamento, quando diagnosticado, é simples, mas se não for tratado, pode levar a quimioterapia”, explicou. Ela revelou que os principais causadores do câncer são o fumo, o álcool, já no lábio inferior e na borda da língua, a incidência solar pode causar a doença.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), no levantamento de 2010, ocorreram 4.891 mortes pela doença, já em 2012, ocorreram 14.170 mil novos casos, sendo 9.990 em homens e em 4.180 mulheres, um aumento de 189,7% dos casos.

Durante semana de prevenção, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros Aero Rancho, Tiradentes, Nova Bahia e Coophavilla receberão um mutirão para consultas de prevenção ao câncer. Todos os pacientes poderão se consultar sem hora marcada.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions