ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Campanha quer vacinar 71 mil contra sarampo para evitar volta da doença

Marta Ferreira e Aline dos Santos | 13/08/2011 10:35

Em Mato Grosso do Sul, campanha contra a poliomielite inclui também a vacina contra sarampo.

Criança recebe a gotinha da vacina contra paralisia infantil no colo do pai: proteção. (Foto: João Garrigó)
Criança recebe a gotinha da vacina contra paralisia infantil no colo do pai: proteção. (Foto: João Garrigó)

A campanha de vacinação de hoje está imunizando as crianças contra a poliomielite e contra o sarampo. A meta para a imunização é maior para a vacina contra o sarampo em Campo Grande, em razão da preocupação das autoridades com o risco de que o vírus da doença volte a circular no País nos próximos anos com a movimentação maior de turistas, tanto de brasileiros viajando ao exterior quanto de visitantes de outros países atraídos por eventos como a Copa do Mundo.

Em Campo Grande, a campanha tem meta de imunizar 61 mil crianças de 0 a 5 anos contra a pólio e 71 mil conta o sarampo, doença que teve um caso registrado este ano em Mato Grosso do Sul, de uma turista francesa que já veio com a doença, segundo as autoridades.

Por causa desse registro, Mato Grosso do Sul é um dos estados onde está sendo aplicada, além da segunda dose da vacina contra a pólio, a vacina contra o sarampo.

Gotinha e injeção-A aplicação é obrigatória. A criança levada para tomar as gotinhas contra a paralisia infantil automaticamente recebe a injeção com a dose contra o sarampo.

Foram instalados na cidade pela Secretaria Municipal de Saúde 120 postos, que vão desde praças e terminais do transporte coletivo até supermercados.

A gerente-técnica do serviço de imunização da Secretaria de Saúde informou que, na primeira campanha contra a pólio, em julho, foram atingidos 94% da meta. Segundo ela, mesmo a dose que está aplicada agora é para todos, mesmo quem não recebeu a primeira.

Aos 2 anos e meio, a menina Lorena acordou cedo hoje e fo levada pelo pai, o operador de máquinas Gilson César Pereira, para ser imunizada. Ele comentou que aproveitou o dia de folga para garantir a proteção da filha contra as duas doenças.

“É o mínimo que se deve fazer”, comentou Ivanete Ceco, 37 anos, que levou os filhos Israel, de 3 anos, e Rebeca, de 1 ano, ao Ceinf (Centro de Educação Infantil) do bairro Paulo Coelho Machado, onde foi a solenidade de abertura da campanha.

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB), fez a abertura e alertou para a importância da vacinação, ao lembrar que no passado essas doenças “aterrorizavam” as famílias e hoje o Brasil é considerado livre delas, o que não ocorre em países como os da Europa, onde há circulação do vírus do sarampo, por exemplo.

A vacinação vai até as 17h. Confira no link a seguir a lista dos postos.

Nos siga no Google Notícias