ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Campo Grande é a quarta melhor capital para se morar, diz estudo

Luciana Brazil | 24/09/2012 09:24
Crianças em escola do Município: educação foi um dos itens pesquisados.
Crianças em escola do Município: educação foi um dos itens pesquisados.

Com aprovação de 65% do público, Campo Grande ocupa o quarto lugar em qualidade de vida entre 21 capitais do país, como atestou a pesquisa “Qualidade de vida nas cidades”, desenvolvida pela ProTeste- Associação Brasileira de Defesa do Consumidor.

Para a maioria dos entrevistados, a cidade melhorou significativamente nos últimos cinco anos. Habitação, Educação, Mobilidade e Segurança foram os quesitos referência da cidade. Não houve critério avaliado como ruim para os campo-grandenses e, apenas 6% da população apontaram que o município tem piorado.

O estudo comparou a qualidade de vida em diferentes capitais, da maneira como assunto é percebido pelos próprios habitantes. A pesquisa foi realizada via internet onde os entrevistados atribuíram notas entre 10 e 100 para quesitos habitação, saúde, mobilidade, transporte, paisagem urbana, emprego, meio ambiente, segurança, compras e serviços, cultura, lazer e esporte, planejamento e administração.

Realizado em conjunto com outros quatro países - Portugal, Espanha, Bélgica, Itália- a pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2011. O teste foi enviado para pessoas de ambos os sexos, na faixa etária de 18 a 74 anos. A maior parte dos entrevistados foi de homens com idade entre 35 e 54 anos, casados, com alto índice de escolaridade e pertencentes à classe média.

De acordo com os participantes, segurança, habitação, educação, saúde e mobilidade estão entre os aspectos que mais influenciam a vida em uma cidade.

Segundo os entrevistados, Campo Grande ocupa a quinta colocação no quesito habitação. No quesito educação, todos os entrevistados afirmaram que os filhos tiveram oportunidade de estudar o que desejavam em sua própria cidade. De acordo com o estudo, apenas Curitiba, Vitória e Campo Grande obtiveram notas aceitáveis no aspecto mobilidade.

A pesquisa foi publicada na revista mensal da entidade, na edição de julho deste ano e um resumo foi encaminhado aos prefeitos, incluindo Nelson Trad Filho (PMDB).

Nos siga no Google Notícias