ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Campo Grande terá R$ 4 milhões para incentivar produção agrícola indígena

Antonio Marques | 27/07/2015 12:23
Em Campo Grande, segundo a Prefeitura, tem uma população de 10 mil índios em quatro aldeias e duas em fase de reconhecimento (Foto: Antonio Marques)
Em Campo Grande, segundo a Prefeitura, tem uma população de 10 mil índios em quatro aldeias e duas em fase de reconhecimento (Foto: Antonio Marques)

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento vai liberar R$ 4 milhões para Campo Grande elaborar projeto piloto de incentivo a produção agrícola indígena na Capital. O anúncio, segundo a Prefeitura, foi feito na manhã de hoje pela ministra Kátia Abreu, com quem o prefeito Gilmar Olarte (PP) esteve em audiência na semana passada, em busca de recursos.

“Tratamos diversas vezes com a ministra para dar continuidade ao diálogo de um projeto piloto, que virá para Campo Grande para fortalecer e capacitar produção agrícola indígena”, explicou o prefeito.

Conforme a assessoria da Prefeitura, o anúncio da liberação dos recursos aconteceu hoje de manhã, em Brasília, durante prestação de contas da ministra Kátia Abreu, dos seis primeiros meses de sua gestão à frente da pasta, a jornalistas.

De acordo com a Prefeitura, em Campo Grande moram cerca de 10 mil habitantes indígenas, em quatro aldeias e duas em fase de reconhecimento. Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena, argumentos que também foram elencados na apresentação da candidatura para que a Capital possa ser sede dos Jogos Mundiais Indígenas, que será anunciada em outubro deste ano. “O cuidado com nossos irmãos indígenas é marca do nosso trabalho e ser contemplado com este novo projeto piloto mostra que este trabalho é visto e recompensado”, comemora Olarte.

O Plano de Desenvolvimento Agropecuário, do Ministério da Agricultura, será aplicado de agosto a dezembro deste ano e também contemplará Marabá (PA), Pontal do Paranapanema (SP), Região da Mata Atlântica de Alagoas e Sergipe e Mato Grosso. Campo Grande é o único projeto indígena do novo plano.

Aniversário - Em agosto, mês de aniversário de Campo Grande, a cidade irá sediar dois eventos voltados à comunidade indígena, organizados pela Prefeitura.

No dia 15 de agosto, será realizado o I Encontro de Anciãos e Lideranças Indígenas em Campo Grande, organizado pela Subcordenadoria de Assuntos Indígenas, que visa promover o encontro entre gerações, como forma de transmitir valores culturais e históricos dos povos tradicionais indígenas residentes no Município.

O outro será a 10ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas, no dia 16 de agosto, pela subcoordenadoria e pela Funesp (Fundação Municipal de Esporte), no Parque Jacques da Luz, nas Moreninhas.

Nos siga no Google Notícias