ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Candidato da oposição promete gestão equilibrada na OAB

Ricardo Campos Jr. | 30/10/2015 18:31
July Heyder visitou o Campo Grande News nesta sexta (Foto: Marcos Ermínio)
July Heyder visitou o Campo Grande News nesta sexta (Foto: Marcos Ermínio)

Candidato à presidência da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Mato Grosso do Sul), July Heyder da Cunha Souza é abertamente oposicionista. Ele promete equilíbrio entre a atuação perante a categoria e sociedade, prometendo fazer frente em assuntos de interesse público, como o combate a corrupção, e defender o direito da categoria.

O advogado visitou o Campo Grande News nesta sexta-feira (30) acompanhado pelo candidato a conselheiro Leandro Amaral Provenzano. A chapa deles é a de número 33, que tem ainda Rachel Magrini como aposta para a vice-presidência.

“Queremos uma OAB que tenha em sua pauta questões que realmente interessam à advocacia e ao amadurecimento de nossa sociedade. A ordem tem que resgatar o protagonismo que ela sempre teve nessas questões que são capazes de mudar, alterar o cenário da sociedade e da advocacia”, afirma.

Ele promete, em primeiro lugar, uma gestão transparente, com prestação de contas realizada permanentemente e um upgrade no portal do órgão em que são postados gastos e receitas. O objetivo, segundo ele, é manter os dados sempre atualizados e o mais importante: de forma detalhada.

Respeito – July Heyder afirma ainda que pretende fazer frente perante o poder público para garantir que os direitos dos advogados sejam garantidos. Na luta pelas chamadas prerrogativas profissionais, ele pretende resgatar alguns procedimentos e definir prazos para que os problemas, uma vez chegando ao conhecimento da entidade, tenham encaminhamento.

Uma das medidas, segundo ele, é o chamado desagravo. Por meio dele, a entidade pública responsável pelo cerceamento dos direitos pode ser alvo de um ato público expondo a má-atuação. O candidato promete não apenas reavivar essa prática, mas estabelecer um prazo de 90 dias para que ela seja feita.

No entanto, esse protocolo afeta somente a imagem da pessoa que viola as prerrogativas e muitas vezes já não tem mais o peso de provocar mudanças. Assim, ele pretende adotar o ajuizamento de Ações Civis Públicas e representações disciplinares junto aos poderes públicos para que haja punição.

Prioridade – A valorização das sub-sedes do interior é outra meta da chapa 33. O candidato promete investir o patrimônio da entidade naquilo que resolva os problemas e confira mais dignidade à atividade.

Fora de Campo Grande, a realidade dos espaços da ordem é precária. Faltam materiais básicos, funcionários e até mesmo internet de qualidade para que as petições, atualmente feitas pela internet, sejam enviadas.

“Tem locais que vivem com R$ 300 e R$ 400 de repasses mensais. O interior merece que os recursos sejam priorizados e se sobrar, o que eu não acredito, poderíamos investir em coisas supérfluas”.

Para efetivar essa mudança, o grupo, caso eleito, pretende efetivar a tão sonhada descentralização, constituindo comissões e sub-comissões com a presença de profissionais do interior em municípios polo, para que eles tenham mais respaldo.

Outras propostas – Os advogados recém-formados também são abarcados pelas propostas de July Heyder, que pretende implantar na ESA (Escola Superior de Advocacia) cursos de capacitação à distância, além dos presenciais. Dessa forma, a medida abrangeria não somente os profissionais da Capital, mas de todo o estado.

Em outras cidades, o grupo pretende firmar parcerias com universidades para que elas possam oferecer pós-graduações e cursos de prática jurídica principalmente para esse público.

As mulheres também têm vez na chapa. “Em nosso grupo nunca tivemos problema em cuidar da representatividade feminina, tanto que temos conosco Helenice Carille, ex-presidente por duas vezes da ordem. É uma liderança importante perante as advogadas”, comenta o candidato.

Nos siga no Google Notícias