A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

04/10/2015 15:22

Cansada de pichações, igreja cobre muros com arte de grafiteiro chileno

Liana Feitosa
Ideia de grafitar igreja surgiu para escapar de pichações de vândalos. (Foto: Gerson Walber)Ideia de grafitar igreja surgiu para escapar de pichações de vândalos. (Foto: Gerson Walber)
Grafiteiro cristão é chileno e sonhava com pintura em tela gigante como essas paredes. (Foto: Gerson Walber)Grafiteiro cristão é chileno e sonhava com pintura em "tela" gigante como essas paredes. (Foto: Gerson Walber)

Para lutar contra ações de vândalos, uma igreja de Campo Grande decidiu inovar na pintura de todas as suas paredes externas. Para isso, convidou um artista chileno radicado no Brasil há três anos para cobrir de grafite o prédio que fica na rua Praça Cuiabá esquina com a Dom Aquino, no bairro Amambaí.

"Há uns dois meses teve um evento aqui na frente da igreja e picharam bastante os muros. Aí pensamos que deveríamos fazer algo pra resolver isso de uma vez porque as pichações sempre voltam", conta Michael Douglas, de 31 anos, que é assessor pastoral na Comunidade Evangélica Aliança Cristã, que existe há 10 anos.

Mudança - Michael teve, então, a ideia de transformar o lugar em um grande painel, substituindo o vandalismo por arte. "Eu estava em uma base missionária em Curitiba quando conheci o Fernando e o trabalho dele, então pensei em trazer ele pra cá para fazer esse trabalho que é muito bonito", detalha Douglas.

A ideia foi levada ao pastor titular da congregação, que apoiou a sugestão e a apresentou a outros líderes. Segundo Douglas, nem todos apoiaram de início, mas o plano seguiu em frente e acabou gerando reações inesperadas.

"Fernando começou a pintar na sexta-feira (2). De lá pra cá, já vimos várias pessoas passando a pé ou de carro por aqui e parando para fotografar os muros. Algumas pessoas vêm conferir as araras daqui (da Praça das Araras) e acabaram vindo pra cá (igreja) também para ver de perto o grafite", compartilha, animado.

Segundo Michael Douglas, iniciativa mudou conceitos na própria congregação. (Foto: Gerson Walber)Segundo Michael Douglas, iniciativa mudou conceitos na própria congregação. (Foto: Gerson Walber)

Inspiração - Além da beleza das cores, outro motivo chama a atenção para a arte, o tema das pinturas. Elas são inspiradas em histórias da Bíblia. O grande mural será composto por personagens como Adão e Eva, Abraão e Isaque, Moisés abrindo o Mar Vermelho, Jonas e o grande peixe, além de uma mulher orando, adolescentes estudando a Bíblia e rostos de pessoas de várias tribos e etnias para representar os povos da terra.

Segundo Michael, a iniciativa acabou mudando conceitos na própria congregação. "Com isso, acabamos desmistificando na cabeça das pessoas o que é pichação e o que é grafite. Elas viram que isso aqui é mesmo uma arte", avalia.

A ideia surgiu na igreja, mas a criatividade é do artista Fernando Gustamante, de 29 anos. O chileno pinta desde os 15 anos todo tipo de arte, mas para esse trabalho encontrou na Bíblia inspiração para criar. "Sempre quis fazer um painel grande assim, esse é um sonho que está sendo realizado. Acredito que as pessoas podem ser tocadas por essas histórias", disse ao Campo Grande News.

Finalização - Pela primeira vez na capital sul-mato-grossense, Fernando termina a obra até quarta-feira (7), mas é possível que emende outros trabalhos por aqui. Enquanto nossa equipe conversava com ele, uma cerimonialista, que atua no mercado de casamentos, pegou o contato do grafiteiro para encomendar a pintura de uma noiva gigante no muro da empresa dela.

Para o artista, as imagens na igreja também vão funcionar como recordação. "Quem já conhece a Bíblia, pode recordar das histórias dela ao ver essas imagens, e lembrar desses relatos que fazem parte da história do povo cristão, da nossa história", finaliza.

Pela primeira vez na capital sul-mato-grossense, Fernando termina a obra até quarta-feira (7). (Foto: Gerson Walber)Pela primeira vez na capital sul-mato-grossense, Fernando termina a obra até quarta-feira (7). (Foto: Gerson Walber)
Para o artista, as imagens também funcionam como recordação. (Foto: Gerson Walber)Para o artista, as imagens também funcionam como recordação. (Foto: Gerson Walber)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions