ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Cansado de esperar asfalto, morador “pavimentou” rua e prefeitura vê problema

O trecho tem 30 metros de comprimento por 4 de largura e foi colocado há 40 dias

Por Izabela Cavalcanti | 17/04/2024 10:39
Blocos sextavados colocados na Rua dos Estudantes, no Bairro Jardim Itatiaia (Foto: Divulgação)
Blocos sextavados colocados na Rua dos Estudantes, no Bairro Jardim Itatiaia (Foto: Divulgação)

Após viver no meio do barro há 6 anos, morador do Jardim Itatiaia, Jaci Lopes, de 35 anos, resolveu colocar, por conta própria, blocos sextavados na Rua dos Estudantes, em frente a sua casa.

O trecho tem 30 metros de comprimento por 4 de largura. O morador colocou as pedras há 40 dias.

O problema, agora, é que a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos) culpa ele por alagamento na rua de baixo, a Conde de São Joaquim, e disse que vai comunicar a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) para notificá-lo.

Eu acho um absurdo, é totalmente ecológico esses blocos sextavados, a água permeia nisso, não tem nada a ver, não é um asfalto. Todos meus vizinhos estão cientes, estão a favor. Antes de fazer, eu solicitei a permissão de todos. Eu acho muito injusto a gente estar fazendo alguma coisa para melhorar e ser injustiçado dessa maneira”, justificou Jaci.

Ele mora desde 2018 no bairro e como é empresário do ramo de locação e prestação de serviço com máquinas pesadas, utilizava de seu conhecimento para melhorar as ruas.

“Sempre arrumei essas ruas, fui limpando os terrenos que não eram meus porque estavam cheios de lixo. Essa Rua Conde de São Joaquim, por exemplo, já arrumei esse ano, duas, três vezes; ano passado devo ter arrumado sete vezes. Quando estou com as máquinas em casa, eu vou e arrumo, não peço um real para ninguém, eu simplesmente faço porque vejo os vizinhos naquela condição”, completou.

Rua dos Estudantes antes de ter os blocos colocados por morador (Foto: Divulgação)
Rua dos Estudantes antes de ter os blocos colocados por morador (Foto: Divulgação)

No caso dos blocos, ele contou que demorou uma semana para finalizar o serviço e afirma que não rebaixou a rua.

“Eu não rebaixei a rua, agreguei material para corrigir ainda. É uma rua plana, não tem aceleração de água. Eu fiz com minhas mãos, machuquei minhas costas, trabalhei uma semana inteira, eu ganhei esses blocos todos misturados com terra, eu separei um por um”, justificou.

Apesar de a Sisep dizer que esse é o problema identificado, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e o secretário municipal de Obras, Marcelo Miglioli, disseram que ainda não têm conhecimento sobre esse assunto.

Caos – Durante a chuva forte de ontem (16), seis carros caíram em buraco na Rua Conde de São Joaquim. O prejuízo ficou para o dono de uma van, um Volkswagen Gol, um Voyage, um Fiat Mobi, um SUV e uma Fiat Strada.

Além disso, a Prefeitura de Campo Grande mandou uma pá carregadeira e um caminhão para o local, que também ficaram presos no trecho.

 Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias