ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Capital continua com 2ª dose nesta terça

A estimativa da Sesau é completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que já tomaram a 1ª dose

Lucia Morel | 21/06/2021 17:58
Mulher é vacinada contra a covid-19 em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Mulher é vacinada contra a covid-19 em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A vacinação contra covid-19 nesta terça-feira em Campo Grande continua com a aplicação das segundas doses. Quem tomou a primeira de Coronavac até o dia 2 de junho ou da Astrazeneca até 22 de abril estão contemplados.

Segundo o calendário municipal, está havendo antecipação da dose de reforço da Astrazeneca porque remessa com 97,5 mil doses chegou no último fim de semana a Mato Grosso do Sul e Campo Grande recebeu maior parte desse montante.

A antecipação é de 60 dias, também “a fim de ampliar a cobertura vacinal”, sustenta a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

Dos locais de vacinação, apenas o IMPCG (Instituto Municipal de Previdência) começa  a aplicar a vacina à tarde, às 14 horas até 19h30. Os demais polos de vacinação iniciam o atendimento às 7h30 e seguem até 20 horas. Na Seleta, a vacinação vai até 16h45.

Com a continuidade da segunda dose, a Sesau faz um alerta para que todos que receberam a primeira, compareçam para serem efetivamente imunizados contra o novo coronavírus.

“Mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para o reforço da vacina contra a Covid-19 devem procurar um para a segunda dose, conforme orientação do  Ministério da Saúde”, diz nota da pasta.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, destaca inclusive, que a  segunda dose é importante para conseguir a eficácia desejada.

“Muitas pessoas estão adotando um conceito errado de que apenas uma dose basta para garantir uma imunidade parcial, mas isso não é verdade. No caso destas vacinas que estão sendo utilizadas hoje no Brasil (Coronavac, Astrazeneca e Pfizer), existe a necessidade de se tomar duas doses”, ressalta.

A estimativa da Sesau é completar o ciclo vacinal de cerca de 5 mil pessoas que ainda precisam tomar a segunda dose. O município trabalha com desenvolvimento de uma ferramenta para envio de uma mensagem de alerta para quem está no período de se vacinar.

Nos siga no Google Notícias