Capital é referência em leitos de UTI na Covid para 23 municípios do Estado
Houve aumento no pedido de vagas por parte do interior mas não tem nenhum paciente internado vindo de outros municípios
Cerca de 23 municípios de Mato Grosso do Sul tem Campo Grande como referência em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTIs) para o coronavírus. Ao todo a Capital tinha no dia de hoje 133 leitos disponíveis exclusivos para a Covid, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado.
Mesmo com a informação do prefeito Marquinhos Trad, de que houve aumento no total de pedidos por vagas nas UTIs por conta do coronavírus nas últimas semanas, a Central de Regulação da Prefeitura de Campo Grande não registrou nenhum paciente vindo do interior especificamente ocupando leito com a doença.
Temor - O prefeito disse que já recebeu várias ligações de pacientes em casos muito críticos no interior. Somente no final de semana foram sete ligações. Ele ainda afirmou que muitas pessoas defendem a criação de barreiras sanitárias na entrada da Capital para que os doentes não entrem dentro da cidade. “Muitos orientam isolar a cidade. Mas é assim que a gente vai cuidar um irmão nosso?. Cai fora daqui. É assim que deve ser feito? Se você acha que é assim me ajuda a atender a filha ou a neta de um avó que me ligou, de 8 anos dizendo meu vó me criou, não deixa meu vô morrer. E aí?, enfatizou o prefeito.
Ao falar sobre as solicitações o prefeito voltou a apelar para que população fique em casa. “Volto a afirmar que pode custar muito caro a desobediência ao isolamento. Por isso gente eu peço: ajudem a nossa cidade. Foram mais de 600 ligações e vocês sabem que as pessoas não estão mais obedecendo, nem o que eles pediram de segurança para o próprio segmento”, argumentou.
No Estado o número de UTIs exclusivos para Covid são:
2 Aquidauana
20 Corumba
5 Coxim
5 Sidrolândia
5 Chapadão do Sul
7 Costa Rica
48 Dourados
18 Nova Andradina
11 Ponta Porã
10 Paranaiba
11 Três Lagoas
5 Bataguassu
133 Campo Grande