ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SÁBADO  02    CAMPO GRANDE 35º

Capital

Capital faz plantão de vacinação neste sábado no Shopping Campo Grande

No centro de compras, serão aplicadas doses contra poliomielite e covid-19

Guilherme Correia | 09/09/2022 23:53
Criança recebe vacina contra a poliomielite, via dose oral. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)
Criança recebe vacina contra a poliomielite, via dose oral. (Foto: Prefeitura de Campo Grande)

Neste sábado (10), a prefeitura de Campo Grande faz plantão de vacinação em três unidades de saúde e faz ação itinerante no Shopping Campo Grande. A aplicação de doses começa às 7h30 e vai até 17h, sem interrupções para almoço, nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Dona Neta, Moreninha e 26 de Agosto.

Todas as vacinas disponíveis e no centro de compras, o atendimento é de 10h às 18h, exclusivamente para poliomielite e covid-19.

Pais ou responsáveis de crianças e adolescentes de até 14 anos de idade que ainda não foram a unidade de saúde para verificar a necessidade de atualizar a caderneta, poderão aproveitar a folga para colocar as doses em dia.

Serão aplicadas também as doses de reforço da vacina via oral contra a poliomielite. Crianças entre 1 e 4 anos devem ser vacinadas indiscriminadamente, mesmo se tiverem recebido um ou mais reforço da vacina há pelo menos 30 dias.

Prorrogação - Na terça-feira (6), o Ministério da Saúde comunicou a prorrogação até 30 de setembro das campanhas de vacinação vigentes, uma vez que, adesão teria sido muito baixa em todo o país. Em Campo Grande, apenas 12,7% do público alvo da campanha contra poliomielite foi vacinado, o que corresponde a 7.290 crianças vacinadas.

Já na campanha multivacinação, que abrange crianças e adolescentes até 14 anos, foram 12.773 vacinados, um total de 24.309 doses aplicadas. Por mais que nesta campanha não haja uma meta a ser atingida, por se tratar de atualização da caderneta, a procura ainda é considerada muito baixa.

Doenças gripais - As crianças que ainda não receberam nenhuma dose da vacina contra a covid-19 poderão iniciar o esquema vacinal simultaneamente com outros imunizantes. A dose também estará disponível para os outros públicos e para quem já cumpriu o intervalo entre doses recomendo pelos fabricantes da vacina.

Quem tem 12 anos ou mais e já completou o esquema primário de vacinação há pelo menos quatro meses poderá receber o primeiro reforço. O intervalo é o mesmo para quem tomou a terceira dose e tem 35 anos ou mais, é trabalhador da saúde ou tem 18 anos ou mais e possui algum imunocomprometimento grave.

Nos siga no Google Notícias