ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Capital inicia campanha nacional de multivacinação de crianças e adolescentes

Seguindo diretriz nacional, são aplicadas 18 tipos de vacinas em crianças que tenham até 14 anos

Guilherme Correia e Cristiano Arruda | 01/10/2021 09:37
Vacinadora prepara aplicação de vacina que faz parte da campanha de multivacinação (Foto: Paulo Francis)
Vacinadora prepara aplicação de vacina que faz parte da campanha de multivacinação (Foto: Paulo Francis)

A partir desta sexta-feira (1º), Campo Grande vai vacinar crianças e adolescentes com 18 tipos de vacinas, que previnem uma série de doenças. A etapa faz parte de campanha nacional de imunização, que perdura até 29 de outubro.

Por aqui, serão 60 unidades de saúde aptas e aplicar tais doses nos jovens, entre segunda-feira a sexta-feira. Já nos dias de final de semana, estarão abertos 20 pontos de imunização.

Segundo a superintende de Vigilância Sanitária da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Veruska Lahdo, o foco da ação é atualizar a caderneta de vacinação do público-alvo. Além disso, ela ressalta que não há impeditivos em ter se vacinado contra a covid (para crianças de 12 a 14 anos) e participar da campanha de agora.

"Não há problema para quem for tomar ou tomou a dose da covid, tomar outro tipo de vacina. O profissional de saúde vai orientar, ao mesmo, como proceder, em casos como esses, mas não precisam se preocupar com isso".

Por enquanto, a vacinação segue apenas para os menores de 15 anos. Em 16 de outubro, acontecerá o 'Dia D' da vacinação - uma ação conjunta de todos os postos de saúde de Capital, para potencializar a vacinação.

A estudante Andressa Medeiros trouxe o filho Isaac, de 4 anos, e ressalta que acha importante proteger os filhos, por meio da vacina. "É para o bem deles. Os pais precisam se conscientizar e vacinar seus filhos”, disse a mãe que levou a criança para se vacinar contra a poliomielite e varicela.

Andressa levou o filho, de quatro anos, para se vacinar na manhã de hoje (Foto: Paulo Francis)
Andressa levou o filho, de quatro anos, para se vacinar na manhã de hoje (Foto: Paulo Francis)

Calendário - O PNI (Programa Nacional de Imunizações) dispõe 18 tipos de vacinas para crianças e adolescentes. Consulte a secretaria de saúde do seu município e se atente aos horários de funcionamento das unidades de saúde.

Em Campo Grande, pela manhã, todas as 72 unidades estarão oferendo as vacinas de rotina, como já vem acontecendo desde de 19 de janeiro e, a partir das 13h, aqueles locais referenciados para aplicação da covid-19 irão atender exclusivamente a este público. A medida visa reduzir riscos de transmissão do vírus.

Até sete anos, podem tomar as da BCG (contra tuberculose), contra hepatite B, a penta-valente, polio (inativada e oral), rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral, tetra viral, DTP, hepatite A e varicela.

Por fim, de sete a 15 anos, são aplicadas as de hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano, meningocócica ACWY, HPV quadrivalente, varicela e dTpa.

Nos siga no Google Notícias