ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Capital inicia mês de prevenção com 61 casos de câncer em 7 meses

Outubro rosa simboliza a prevenção para o câncer de mama e outros tipo da doença que acometem as mulheres

Izabela Sanchez e Bruna Pasche | 01/10/2018 11:17
Flores na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Divulgação)
Flores na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Divulgação)

Em Campo Grande este ano já foram registrados 61 casos de câncer de mama e de colo de útero de janeiro até o mês de julho. Até agora, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) contabilizou 46 casos de câncer de mama e 15 de colo de útero, cerca de 8 casos novos a cada mês. Com o crescimento dos casos, a Secretaria inicia ações do outubro rosa, o mês de prevenção.

Durante o mês a Sesau prepara atividades para as UBSs e UBSFs (Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família). Serão rodas de conversa, realização de exames em horários alternativos, atividade física direcionada, além de ações de descontração com ênfase na autoestima.

A Secretaria orienta que a população busque a unidade de saúde mais próxima, para orientação das atividades. Além disso, nas unidades de saúde, mulheres de 25 a 64 anos podem realizar o exame preventivo do câncer de colo do útero e todas as de 50 a 69 anos, a mamografia.

Em 2017 foram 230 casos de câncer de mama e colo de útero. O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres na Capital. Em 2017 foram 95 óbitos, totalizando 18,7% das mortes por câncer. Superintendente de atenção geral à saúde, Mariana Croda afirma que a estimativa é de 860 novos casos da doença em 2019.

Governo do Estado – O governo do Estado também realiza ações ao longo do mês. No dia 6 ocorre uma ação de prevenção no Parque das Nações com funcionárias da Cassems. O hospital do câncer também realiza ação nesta segunda-feira.

Dia 17, durante a manhã ocorre orientação sobre alimentação saudável na Igreja Perpétuo Socorro, até às 14h, com a presença de universitários e representantes do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional). No dia 15 a SES realiza uma nova oficina sobre alimentação saudável. Dia 15 a SES faz outra oficina sobre alimentação saudável.

O secretário estadual de saúde, Carlos Coimbra, afirma que o mês de prevenção tem sido importante para aumentar as chances de cura. “Através de pequenas ações a gente consegue conscientizar e diminuir a dor e aumentar as chances de cura durante o tratamento”, afirmou.

“Também acho que o outubro rosa virou um movimento muito importante não só o câncer de mama, mas para todos os outros através do seu alcance, não só para a mulher porque 1% dos homens também tem esse câncer então fico muito feliz também como como ex-presidente do hospital do câncer ter ele como referência no tratamento de oncologia do estado”, declarou.

Nos siga no Google Notícias