ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Capital lidera ranking de adolescentes que já fumaram pelo menos uma vez

Fernanda Mathias | 02/06/2016 08:16
Em Campo Grande, 26,8% dizem que já fumaram pelo menos uma vez; no País média é de 18,5% (Foto: Arquivo)
Em Campo Grande, 26,8% dizem que já fumaram pelo menos uma vez; no País média é de 18,5% (Foto: Arquivo)

Campo Grande é a capital brasileira com maior índice de adolescentes que já tiveram pelo menos uma experiência com cigarro – 26,8%, conforme aponta estudo inédito do Ministério da Saúde.

Depois vêm Porto Alegre (26,5%), Florianópolis (25,1%) e Curitiba (23,4%). Considerando o público com idade entre 12 e 17 anos, são 18,5% os adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos que já experimentaram cigarro, de acordo com o Erica (Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes), realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com 33 instituições de ensino superior.

O estudo mostrou também que, independente do sexo, as prevalências foram maiores em adolescentes que não moravam com os dois pais e que referiram ter tido contato com fumante em casa ou fora. Outra constatação do estudo foi o de que as jovens do sexo feminino estudantes de escolas públicas (5,7%) fumam mais do que as de escolas privadas (3,7%).

“O dado do Erica destaca a importância de se cortar o mal pela raiz, quanto menos jovens estiverem fazendo uso do cigarro, menos adultos fumantes teremos no futuro e consequentemente menos doenças e mortes ocasionadas pelo tabagismo”, assinalou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

De acordo com os pesquisadores, apesar de o número ainda alto, o dado nacional pode indicar uma tendência de queda na experimentação de cigarro entre os adolescentes do país, uma vez que estudos anteriores, como a PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde Escolar), de 2009, haviam detectado que 24% dos adolescentes de 13 a 15 anos nas capitais brasileiras tinham tido ao menos um contato com o cigarro.

Foram ouvidos durante o estudo, 74.589 adolescentes de 1.251 escolas públicas e privadas em 124 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais. É o primeiro levantamento feito com coleta de dados de jovens entre 12 e 17 anos para fornecer estimativas nacionais sobre a prevalência de fatores de riscos cardiovasculares, tais como hipertensão arterial, dislipidemia e de síndrome metabólica. O estudo traz recortes por sexo e idade, saúde mental e comportamentos geralmente iniciados nessa fase da vida - como tabagismo, consumo de álcool e vida sexual.

Entre os adultos, os resultados do mais recente levantamento do Ministério da Saúde, o Vigitel 2015, apontam redução em âmbito nacional. Segundo os dados da pesquisa, houve redução de 33,8% no número de fumantes adultos nos últimos dez anos: 10,4% da população das capitais brasileiras ainda mantêm o hábito de fumar. Em 2006, esse percentual era de 15,7% para o conjunto das capitais. Os homens continuam sendo os que mais fazem uso do tabaco (12,8%), ao passo que as mulheres fumantes são 8,3% dentro do total da população feminina das capitais. Há 10 anos, esse número era de 20,3% entre os homens e 12,8% nas mulheres.

Neste caso, os maiores contingentes de fumantes adultos foram encontrados entre os homens de Porto Alegre (16,7%), São Paulo (15,6%) e Cuiabá (14,9%), e entre mulheres em Porto Alegre (13,4%), São Paulo (12,2%) e no Rio de Janeiro (10,8%). Na contramão dessas capitais, os homens de Salvador (5,6%), São Luís (8,5%) e Goiânia (8,7%) e as mulheres de São Luís (1,5%), Belém (3,2%) e Aracaju (3,6%) foram os que registraram a menor frequência de adultos fumantes.

Nos siga no Google Notícias