ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Cartórios se ajustam para novo atendimento, que custa dinheiro, mas poupa tempo

“Telefone tem tocado bastante, e até ontem já haviam sido feitas 3 comunicações de venda, 2 na Capital e 1 no interior”, disse o tabelião de Notas Elder Dutra

Danielle Valentim | 03/04/2018 12:45
Comodidade de sair do cartório com a questão resolvida e a responsabilidade transferida é a, principal, propaganda dos cartórios. (Foto: Danielle Valentim)
Comodidade de sair do cartório com a questão resolvida e a responsabilidade transferida é a, principal, propaganda dos cartórios. (Foto: Danielle Valentim)

O reconhecimento de firma nas documentações de veículo sempre existiu, no entanto, após termo que autoriza que todo o serviço de comunicação de venda do carro seja feito nos cartórios, os tabelionatos usam a “economia de tempo” como chamariz para o serviço que custa R$ 39,15. O serviço foi liberado na segunda-feira (2) e três pessoas em todo o Estado já realizaram a comunicação de venda nos cartórios, que ainda passam por ajustes nos sistemas.

Segundo o tabelião de notas Elder Dutra, os cartórios ainda passam por adaptação e condutores têm feito muitas ligações. “O telefone tem tocado bastante, ontem foram 3 comunicações, duas na Capital e uma em Maracaju. Mas como toda novidade, o sistema ainda não funciona em pleno vigor, pois cada cartório trabalha com um sistema e empresa diferente, mas estão se ajustando”, disse.

Dutra esclarece que do valor de R$ 39,15, 40% são repassados para o judiciário, governo e município. “São 15% ao Tribunal de Justiça, 10% ao Ministério Público, 6% a Defensoria Pública, 5% de ISS ao Município e 4% a Procuradoria Geral do Estado, apenas o restante disso vai para os cartórios que realizaram os trabalhos e a empresa responsável pela comunicação”, disse.

A autorização dos serviços pelos cartórios ocorre devido ao termo de Cooperação Técnica entre o Detran-MS, Anoreg-MS (Associação de Notários e Registradores do Estado de Mato Grosso do Sul) e CNB-MS (Colégio Notarial do Brasil). A comodidade de sair do cartório com a questão resolvida e a responsabilidade transferida é a, principal, propaganda dos cartórios.

Movimentação - Nesta terça-feira (3), o movimento na unidade do Detran da saída para Rochedo era normal, segundo assessoria. No ano passado, o órgão registrou 58.778 comunicados de venda. Até o dia 28 de março deste ano, foram 15.005.

Atualmente, 177 cartórios localizados em 54 municípios estão preparados para utilizar o sistema, que possibilita a alteração de maneira eletrônica, informando ao Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) a mudança de propriedade. Campo Grande e Anhanduí, somam dez prédios habilitados para o serviço.

Nos siga no Google Notícias