ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Ceinfs vão atender em tempo integral, garante Gilmar Olarte

Renan Nucci, Caroline Maldonado e Kleber Clajus | 11/12/2014 11:50
Prefeito disse durante a inauguração do Credigente que não haverá redução na carga horária das aulas em Ceinfs. (Foto: Marcelo Calazans)
Prefeito disse durante a inauguração do Credigente que não haverá redução na carga horária das aulas em Ceinfs. (Foto: Marcelo Calazans)

O prefeito Gilmar Olarte (PP) garantiu que não vai reduzir a carga horária de aulas em 58 dos 95 Ceinfs (Centros de Educação Infantil) instalados em Campo Grande. Durante a inauguração da nova sede do Credigente, na manhã desta quinta-feira (11), o chefe do administrativo desautorizou a medida anunciada pela secretária municipal de educação, Ângela Maria de Brito, de que a partir do ano que vem, crianças de 4 a 5 anos matriculadas na pré-escola deixariam de ser atendidas em tempo integral.

Olarte alegou que esse discurso foi uma tentativa frustrada que não prosperou. “Não vai ter meio período coisa nenhuma. Eu sou o prefeito e estou dizendo”, alegou ele, lembrando que vai escalonar e compensar de maneira proporcional os servidores, para que os pais tenham uma hora a mais para buscar os filhos após o expediente. “A medida é para que os pais tenham tranquilidade”.

Segundo nota divulgada no site oficial da prefeitura, a secretária de educação disse que a redução de oito para cinco horas na carga das aulas seria necessária para ampliar o número de vagas, afim de atender a demanda de alunos para o próximo ano. De acordo com Ângela, serão mais de 15 mil novos inscritos na Reme (Rede Municipal de Ensino).

Explicações - Na Câmara Municipal, a oposição cobra que a secretária explique o porquê da falta de planejamento para que novas salas de aula e unidades de ensino fossem concluídas. Thais Helena (PT), destaca que, se este plano de redução fosse concretizado, haveria grande chances de aumento no número de violência e violação dos direitos humanos das crianças.

“Não dá para esperar uma resposta para o ano que vem. Ela precisa ser dada agora”, declarou Helena, sugerindo ainda que a prefeitura poderia contratar creches particulares com abatimento de impostos e assim, conseguir atender à demanda sem que haja prejuízo às crianças e aos pais.

Em defesa do executivo, João Rocha, (PSBD), afirmou que um estudo será finalizado ainda nesta semana, sobre a estrutura necessária para que todos possam ser plenamente atendidos. Ele ainda criticou a oposição por fazer o que considera sensacionalismo em uma situação decorrente da falta de planejamento de gestões anteriores.

Nos siga no Google Notícias