ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Celebração de Corpus Christi deve reunir 20 mil fiéis amanhã na Capital

Montagem do tapete por onde passa a procissão do cálice com a Eucaristia tem início às 5 horas

Richelieu de Carlo | 14/06/2017 12:25
Tapete será montado na 14 de Julho, da Fernando Corrêa até a Mato Grosso. Em 2016, 20 mil fiéis participaram da celebração. (Foto: Marcos Ermínio)
Tapete será montado na 14 de Julho, da Fernando Corrêa até a Mato Grosso. Em 2016, 20 mil fiéis participaram da celebração. (Foto: Marcos Ermínio)

A tradicional solenidade de Corpus Christi, celebrada pela Igreja Católica, com Missa e procissão no Centro de Campo Grande, deve reunir nesta quinta-feira (15) pelo menos 20 mil fiéis, conforme estima a Arquidiocese da Capital.

Para a celebração da data estão programados diversos eventos, como a montagem do tradicional tapete na região central e a visita do arcebispo metropolitano Dom Dimas Lara Barbosa à Santa Casa para ministrar bênçãos aos enfermos.

Conforme a assessoria, a montagem do tapete ornamental por onde passa o Santíssimo Sacramento tem início às 5h na Rua 14 de Julho, entre as avenidas Mato Grosso e Fernando Corrêa.

Cada uma das 47 paróquias envolvidas se responsabilizará por desenhos que são formados com pó de serra, borra de café, casca de ovo, tinta e outros materiais, garantindo o visual de um quilômetro e 300 metros.

No vídeo abaixo, fiéis da Paróquia São Francisco de Sales trabalham na pintura da serragem para a confecção do tapete de Corpus Christi já na terça-feira (13).

Dom Dimas estará na Santa Casa às 8h, percorrendo o hospital dando a bênção. Já Dom Mariano Danecki, bispo auxiliar, no mesmo horário estará no no Hospital Universitário. Outros hospitais, Uneis (Unidades Educacionais de Internação) e presídios receberão a visita do Cristo Eucarístico.

Na parte da tarde, a expectativa é reunir pelo menos 20 mil fiéis na Missa de Corpus Christi, com todas as comunidades católicas da Arquidiocese, que tem inicio às 15h, na esquina da 14 de Julho com a Mato Grosso, e na procissão do Santíssimo Sacramento até a Fernando Corrêa da Costa.

Interdição - Para a realização das celebrações, a principal via do centro da Capital será fechada nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), em um trecho de aproximadamente 1km.

A Rua 14 de Julho será interditada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), pois há necessidade da segurança e liberação total da via para recoberta pelos tapetes que serão montados pelas comunidades.

Como ainda para a montagem da estrutura a ser montada na esquina da rua 14 de Julho com a avenida Mato Grosso, onde será celebrada a Missa.

Significado - Para os católicos, o dia de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia - o sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. O nome em latim significa Corpo de Cristo.

A solenidade surgiu no século XIII na Bélgica por iniciativa de uma freira que recebeu visões nas quais o próprio Jesus lhe pediu uma festa litúrgica anual em honra à Sagrada Eucaristia.

Segundo o teólogo Felipe Aquino, a solenidade só tomou forma, contudo, após uma missa celebrada pelo padre Pedro de Praga em Bolsena, na Itália. Na ocasião, da Hóstia Consagrada começaram a cair gotas de sangue porque o sacerdote teria duvidado da presença real de Cristo 

Ao encontrar o fragmento enquanto ele era levado em procissão até uma cidade vizinha, o papa Urbano IV pronunciou as palavras "Corpus Christi" e mais tarde incluiu a celebração no calendário litúrgico católico. Ainda hoje na Itália são conservados a pedra do altar e os corporais (panos onde se apoiam o cálice e a patena durante a Missa) manchados de sangue.

A festa acontece sempre na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento.

Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

Nos siga no Google Notícias