ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Cemitério tem limpeza e lembranças em preparativos para Dia de Finados

Saudades antigas e recentes se misturam no maior cemitério de Campo Grande

Aline dos Santos e Mirian Machado | 28/10/2017 14:21
Erasmo (à direita) cuida do túmulo da neta de seis anos. (Foto: Marcos Ermínio)
Erasmo (à direita) cuida do túmulo da neta de seis anos. (Foto: Marcos Ermínio)

Saudades antigas e recentes se misturam no cemitério Santo Amaro, o maior de Campo Grande, neste sábado, último fim de semana antes do Dia de Finados. O local é a última morada de muitos parentes das irmãs Camila, Anísia e Joana. Juntas, elas contam que visitam o cemitério em datas importantes como Dia das Mãe, Dia dos Pais, Natal e aniversário dos entes queridos.

Desta vez, anteciparam a lembrança pela Dia de Finados, que será próxima quinta-feira, para escapar do tumulto. A dona de casa Camila Conceição, 57 anos, afirma que mora em uma fazenda e veio visitar as irmãs. “Aproveitamos para vir juntas. No dia tem muito movimento, fica muito cheio”, diz.

O aposentado Osvaldo de Oliveira, 72 anos, conta que aproveitou o sábado para começar a limpeza do jazigo onde estão sepultados cinco irmãos, pai e mãe. A última despedida tem marcas recentes. Osvaldo perdeu um irmão na segunda-feira (dia 23). “Também tenho muitos amigos sepultados aqui. Aproveito para dar uma olhada, uma limpada”, diz.

O mecânico Erasmo Martins da Silva, 50 anos, também traz saudades recentes. Há dois meses perdeu a neta de 6 anos. Ele relata que ela tinha hidrocefalia, ficou mais de um mês “entubada” e não resistiu. Hoje, ultimava a construção do túmulo e espera ter “tudo arrumado” até quinta-feira.

A expectativa é que 165 mil pessoas passem pelos três cemitérios municipais durante o Dia de Finados em Campo Grande. A previsão é de que o fluxo de pessoas seja maior no Santo Amaro, onde são esperados cerca de 100 mil visitantes.

Outras 50 mil devem passar pelo cemitério São Sebastião e 15 mil no Santo Antônio. Devido ao feriado, equipes da prefeitura intensificaram, nas últimas semanas, os trabalhos de limpeza das ruas internas dos cemitérios.

Osvaldo visita e cuida de túmulos de familiares e amigos. (Foto: Marcos Ermínio)
Osvaldo visita e cuida de túmulos de familiares e amigos. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias