ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Cena recorrente: sem escoamento, ruas na região da Lagoa Itatiaia ficam alagadas

Conforme moradores do Bairro Tiradentes, ouvidos pela reportagem, situação ocorre com frequência há anos

Guilherme Correia e Bruna Marques | 18/08/2022 13:00
Rua do Nilo e as calçadas, ao lado da Lagoa Itatiaia, estão alagadas nesta quinta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)
Rua do Nilo e as calçadas, ao lado da Lagoa Itatiaia, estão alagadas nesta quinta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

Com as chuvas dos últimos dias, ruas nas proximidades da Lagoa Itatiaia, no Bairro Tiradentes, estão alagadas nesta quinta-feira (18). Pedestres não entram nem saem das vias, que só podem ser acessadas por meio de carro e com transtornos. A situação, segundo moradores da região, é recorrente há anos.

Não há escoamento tanto na Rua Antônio Marques quanto na Rua do Nilo, ao redor da Lagoa Itatiaia, via que faz alusão a um dos maiores e mais importantes rios do mundo.

A autônoma Andressa Pereira dos Santos, de 29 anos, mora há quase duas décadas em uma casa nesta região e comenta que a situação é recorrente. “Já tem muitos anos que isso acontece. É só chover que fica assim. Fizeram até um buraco dentro da lagoa para não alagar, mas não adianta não.”

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Aqui é bem complicado em dia de chuva. A gente não consegue nem passar. Nem de carro e nem a pé. Tem que subir na calçada, mas nem na calçada está dando. É bem difícil a situação”, diz Andressa dos Santos.

O motoboy Cássio Augusto, de 22 anos, afirma que passa pelas ruas no entorno com frequência e está praticamente impossibilitado de trafegar. “Passo aí direto e está um inferno, impossível passar por ali, É complicado, fura pneu, atola, entra água no motor. Esses dias, parou um carro ali e teve que chamar o guincho.”

Eduardo reclama das condições das ruas no entorno da Lagoa Itatiaia. (Foto: Henrique Kawaminami)
Eduardo reclama das condições das ruas no entorno da Lagoa Itatiaia. (Foto: Henrique Kawaminami)

O pedreiro Eduardo Gonçalves, de 44 anos, mora na Rua Santa Marina há 22 anos e também ressalta as dificuldades em dias de chuva. “É horrível quando alaga. Sempre que chove, acontece isso. É sempre piorando. Eles tinham que melhorar esgoto, asfalto e a tubulação da lagoa. Fizeram muito mal feito.”

Ele é motociclista e relata que sua moto “já afogou na água”. “Não é só a minha moto não. Com quase todo mundo que tenta passar, acontece isso. Só rebocando a moto ou carro para sair.”

De acordo com a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), obras de drenagem no entorno deverão ser feitas. Há um projeto que contempla as vias e que faz parte da pavimentação de todo o parcelamento. No entanto, por conta do período eleitoral, as obras serão licitadas após as eleições.

“Está bem feia a coisa. Estamos esperando a revitalização que prometeram. Tem que ter uma estrutura melhor para ficar bom”, opinou a autônoma Andressa do Santos.

Mesmo quem possui veículo tem dificuldades para sair ou entrar das ruas. (Foto: Henrique Kawaminami)
Mesmo quem possui veículo tem dificuldades para sair ou entrar das ruas. (Foto: Henrique Kawaminami)

Meteorologia - Conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrahão Filho, o volume de chuva em agosto já é quase o triplo do esperado para todo o mês em Campo Grande. Enquanto a meteorologia previa 31,4 mm (milímetros), a chuva caiu com força e soma 83,8 mm, ou seja, 267% a mais do que o previsto.

Nesta quinta-feira, há previsão da chegada de áreas de instabilidade com pancadas de chuvas e trovoadas, raios e rajadas fortes de ventos acima de 50 quilômetros por hora, além de chance de granizo na Capital, Terenos, Jaraguari e Sidrolândia.

Mato Grosso do Sul está sob dois alertas de tempestade emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), com perigo potencial. Segundo a Energisa, ao menos, 11 bairros de Campo Grande ficaram sem energia por conta da ação da natureza.

Nos siga no Google Notícias