Chuva de setembro bate recorde de 14 anos na Capital, diz meteorologista
A um dia para terminar setembro, Campo Grande já registra o mês mais chuvoso dos últimos 14 anos, conforme o centro de meteorologia da Uniderp. Até o momento já choveu 214,02 milímetros, sendo que o esperado para todo o mês era de apenas 78,2 mm, ou seja, 174% a mais do que o esperado para todo o mês. O volume bateu o recorde anterior, registrado em 2001, quando foram 169 mm.
Hoje, a chuva que começou por volta das 4h desta quarta-feira (30), ainda não deu trégua e o volume já chega a 14,6 milímetros. A temperatura mínima registrada foi de 17,5ºC, conforme a meteorologista Cátia Braga do Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul. Hoje, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de chuvas intensas para todo Mato Grosso do Sul.
- Leia Também
- Volume de chuvas na madrugada atinge média histórica no interior
- Temporal e chuva de granizo causam queda de árvores e destalhamentos
Na região do Cabreúva já choveu 10,5 milímetros, na região do Prosa, foram registrados 13,50 mm, Norte Sul 16 mm, Moreninha 14 mm, Vilas Boas 16,50 e Santo Antônio 10,25 mm, de acordo com a Defesa Civil.
Conforme a meteorologista, até domingo tem previsão de chuva para a Capital e maioria das cidades do Estado. A primavera, que começou na semana passada, tem característica de mais chuva principalmente no final da tarde e noite.
Também deve ocorrer chuva de granizo, porque atmosfera está quente e depois vem uma estabilidade, o que causa chuva em forma de pedra de gelo. Já em outubro, as chuvas diminuem e as temperaturas aumentam e a na maioria das cidades os termômetros devem registrar máxima de 40ºC, com sensação térmica de mais calor.
Deve chover durante o dia inteiro na maioria das cidades. “As áreas de instabilidade estão espalhadas na região centro-sul, oeste e sudoeste do Estado e ainda não chove nas regiões nordeste e extremo norte”, de acordo o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão. Segundo ele, 2007 também entrou para história, mas como o ano que menos choveu em setembro. "Foram apenas 4 mm, em um mês que costuma ser chuvoso", destaca.