ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Chuva na Capital superou em 52% a previsão para novembro, aponta Cemtec

Volume de chuvas foi cinco vezes maior que o do mesmo mês de 2016. Em algumas cidades de MS, previsão foi superada em 100%, Cemtec alerta que dezembro também será chuvoso

Humberto Marques | 02/12/2017 18:10
Chuva em Campo Grande totalizou 315,8 milímetros em novembro, mais de 50% que o previsto para o mês. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Chuva em Campo Grande totalizou 315,8 milímetros em novembro, mais de 50% que o previsto para o mês. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

Dados do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul) apontam que as chuvas em Campo Grande ao longo de novembro superaram em 52% as expectativas para o período. Enquanto a previsão era de um acumulado de 206,5 milímetros, os índices registrados foram de 315,8 milímetros.

Na comparação com os dados de 2016, o volume de chuvas é ainda mais impressionante: o acumulado de novembro deste ano é cinco vezes maior que os 68,8 milímetros registrados no mesmo mês do ano passado, conforme o Cemtec –órgão vinculado à Semade (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Campo Grande acompanhou o cenário registrado em quase todo o Estado, que já levou ao aumento do volume de água nos leitos de alguns rios, inclusive causando alagamentos –como em Coxim, onde o transbordamento do rio Taquari foi resultado de um acumulado de chuvas 40,2% superior ao previsto para novembro (caíram 317,6 milímetros).

Em outubro, o município já havia registrado 148,8 milímetros de precipitação acumulada, superando também a média do mesmo mês em 2016. Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia e Sidrolândia superaram o acumulado histórico, com índices de chuva entre 85% e 100% acima da previsão para o período.

Muita chuva – Chapadão do Sul e Coxim tiveram chuvas em 21 dos 30 dias de novembro. Aquidauana, Bataguassu, Corumbá, Itaquiraí, Maracaju e Sonora teve 18 dias de chuvas.

Já a chuva mais intensa de novembro caiu em Sete Quedas: 89,8 milímetros em um único dia, em 18 de novembro.

Em 30 de novembro, todos os 26 pontos de monitoramento do Cemtec registraram chuvas, sendo o maior volume em Chapadão do Sul (74,4 milímetros).

O mês de dezembro também deve ser de muita chuva, de acordo com a previsão, aumentando os riscos de alagamentos em municípios às margens dos rios –pedindo atenção em Anastácio, Aquidauana, Miranda e Corguinho, entre outras cidades, e elevando a preocupação em Coxim.

A coordenadora técnica do Cemtec, Franciane Rodrigues, afirma que a região norte do Estado deve receber a maior quantidade de chuva em dezembro devido às áreas de instabilidade estacionadas no centro do Brasil, em combinação com as zonas de convergência.

Nos siga no Google Notícias