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Capital

Cliente de empresa de telefonia será indenizada em R$ 10 mil após cair em golpe

Vítima perdeu R$ 2 mil ao cair em golpe do WhatsApp

Kerolyn Araújo | 04/05/2020 16:40
Cliente de empresa de telefonia será indenizada em R$ 10 mil após cair em golpe
Fachada do Fórum, em Campo Grande. (Foto: Divulgação/TJMS)


Cliente de uma operadora de telefonia será indenizada em R$ 10 mil, por danos materiais e morais, após cair em golpe de aplicado de celular e perder R$ 2 mil. A decisão é da 7ª Vara Cível de Campo Grande.

Segundo o processo, no dia 19 de julho de 2018 a mulher foi vítima de um golpe no aplicativo WhatsApp. Usando o número de uma amiga dela, o estelionatário entrou em contato solicitando dinheiro emprestado.

A vítima, achando que estaria ajudando uma amiga, realizou transferências que somou R$ 2 mil. Ela só percebeu que havia caído em um golpe quando uma amiga em comum comentou que o celular da mulher havia sido clonado.

Conforme a vítima, o golpe somente foi possível porque contou com a atuação da operadora de telefonia, que internamente realizou a transferência da titularidade da linha para o golpista sem a autorização do seu real proprietário, uma vez que é impossível ter dois telefones ativos com o mesmo número.

Em contrapartida, a empresa alegou que tomou todas as precauções necessárias à prestação de serviços que desempenha e que apenas realiza serviços de comunicação, sendo o aplicativo responsável pelo golpe.

Para a juíza Gabriela Müller Junqueira, a empresa ''não adotou todas as cautelas necessárias para evitar a fraude, assumiu o risco de produzir o resultado lesivo que é plenamente imputado à atividade que desempenha''.

A empresa de telefonia foi condenada a pagar R$ 2.000,00 de danos materiais, que foram depositados na conta do estelionatário, além do pagamento de R$ 8.000,00 de indenização por danos morais.


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