Cliente de empresa de telefonia será indenizada em R$ 10 mil após cair em golpe
Vítima perdeu R$ 2 mil ao cair em golpe do WhatsApp
Cliente de uma operadora de telefonia será indenizada em R$ 10 mil, por danos materiais e morais, após cair em golpe de aplicado de celular e perder R$ 2 mil. A decisão é da 7ª Vara Cível de Campo Grande.
Segundo o processo, no dia 19 de julho de 2018 a mulher foi vítima de um golpe no aplicativo WhatsApp. Usando o número de uma amiga dela, o estelionatário entrou em contato solicitando dinheiro emprestado.
A vítima, achando que estaria ajudando uma amiga, realizou transferências que somou R$ 2 mil. Ela só percebeu que havia caído em um golpe quando uma amiga em comum comentou que o celular da mulher havia sido clonado.
Conforme a vítima, o golpe somente foi possível porque contou com a atuação da operadora de telefonia, que internamente realizou a transferência da titularidade da linha para o golpista sem a autorização do seu real proprietário, uma vez que é impossível ter dois telefones ativos com o mesmo número.
Em contrapartida, a empresa alegou que tomou todas as precauções necessárias à prestação de serviços que desempenha e que apenas realiza serviços de comunicação, sendo o aplicativo responsável pelo golpe.
Para a juíza Gabriela Müller Junqueira, a empresa ''não adotou todas as cautelas necessárias para evitar a fraude, assumiu o risco de produzir o resultado lesivo que é plenamente imputado à atividade que desempenha''.
A empresa de telefonia foi condenada a pagar R$ 2.000,00 de danos materiais, que foram depositados na conta do estelionatário, além do pagamento de R$ 8.000,00 de indenização por danos morais.