ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Capital

Coleta de óleo de cozinha em Campo Grande ainda tem baixa adesão da população

Jorge Almoas | 27/04/2011 13:39
Ponto de coleta no Mercadão estava vazio na tarde de terça-feira (Foto: João Garrigó)
Ponto de coleta no Mercadão estava vazio na tarde de terça-feira (Foto: João Garrigó)

Seis meses depois da implantação do programa de coleta de óleo de cozinha usado em Campo Grande, a adesão da população ainda é baixa. Do total recolhido mensalmente na Capital, apenas 1% vem das residências e dos pontos de coleta distribuídos pela cidade.

A empresa de lubrificantes responsável pela coleta contabiliza de 15 a 20 mil litros de óleo usado por mês na Capital, a maioria esmagadora advinda de bares, restaurantes e hotéis.

“Um dos poucos exemplos de coleta em residências é feito no condomínio Flamingos, na região da Julio de Castilhos. E nos pontos de coleta, de cada 1000 litros recolhidos, cerca de 50 litros foram descartados pela população”, explica Tiana Basso, responsável pelo setor de coleta da empresa parceria do projeto com a Prefeitura Municipal de Campo Grande.

Os pontos de coleta do óleo estão instalados na Feira Central de Campo Grande e no Mercadão Municipal. A empresa paga R$ 0,30 por litro recolhido nesses pontos, e o produto é reaproveitado na fabricação de graxa utilizada em rolamento de caminhões.

Segundo Tiana, cerca de 300 ml de cada litro de óleo usado é reaproveitado na indústria. Todo o material é fervido, separado e adicionado a produtos químicos para confecção da graxa.

O Recol (Programa de Coleta e Reciclagem de Óleos Residuais de Cozinha) foi implantado em outubro do ano passado pela prefeitura.

Na rede coletora de esgoto, o óleo usado adere às paredes e reduz o diâmetro das tubulações, prejudicando o transporte e propiciando vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o entupimento da rede coletora.

Em contato com a água, o óleo usado resulta na emissão de metano e gás carbônico, poluindo mananciais e lençóis freáticos. Estima-se que cada litro de óleo polui cerca de um milhão de litros de água.

Isso é equivalente à quantidade que uma pessoa consome ao longo de 14 anos de vida.

Nos siga no Google Notícias