ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com 2.075 ruas sem identificação, placas viram caso de Justiça

Segundo prefeitura, instalação de placas tem paralisia de cinco anos e nova ação começa em agosto

Aline dos Santos | 18/07/2018 10:01
Plaquinha da época do loteamento é a única a identificar rua na Mata do Jacinto. (Foto: Saul Schramm)
Plaquinha da época do loteamento é a única a identificar rua na Mata do Jacinto. (Foto: Saul Schramm)

A falta de identificação e numeração irregular assolam 24% das ruas de Campo Grande. O levantamento, elaborado pelos Correios, foi anexado à ação em que a Justiça mandou instalar placas e números nos bairros Nova Lima e Jardim Noroeste. De acordo com o relatório, anexado em junho, falta identificação em 2.075 logradouros públicos.

Uma dessas ruas é a Areti Deligeorges Vavas, na Mata do Jacinto. Por lá, o poder público demora a chegar. O asfalto na via demorou mais de 30 anos, a calçada, inclusa no projeto de R$ 9,5 milhões, ficou na promessa, e a identificação da rua é restrita a uma pequenina placa numa estaca, herança de quando começou o loteamento.

“Na realidade, a numeração também está toda invertida. Os carteiros mais experientes conseguem chegar. A moça só entrega carta aqui porque tem tudo na cabeça”, conta Joelson Avila, 45 anos. Ele é morador do bairro há 34 anos.

Na rua Domingos Giordano, também não há placas em postes, mas há versões estilizadas para informar o nome da rua. Na João Jorge Chacha, a única placa de identificação fica oculta na varanda de uma residência.

Na manhã desta quarta-feira (dia 18), a reportagem contou com a sorte de encontrar Dirce Almeida Oliveira no portão de casa. Com um bom dia caloroso, logo esclarece o nome da rua e mostra a única placa. “Essa faz tempo, de quando tudo aqui era mato”, diz a senhora. Na avenida Capital, de maior fluxo, o poste até tem placa, mas uma caixa oculta o nome.

Placa pequena e antiga dá nome à rua Domingos Giordano. (Foto: Saul Schramm)
Placa pequena e antiga dá nome à rua Domingos Giordano. (Foto: Saul Schramm)
Mas também há versão mais moderna e estilizada. (Foto: Saul Schramm)
Mas também há versão mais moderna e estilizada. (Foto: Saul Schramm)

Nova Lima e Jardim Noroeste - No mês de março, o juiz da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos de Campo Grande, Marcel Henry Batista de Arruda, atendeu pedido da Defensoria Pública e determinou a instalação de placas de sinalização das vias públicas no Nova Lima e Jardim Noroeste, na forma do disposto na Lei municipal nº 3.284/1996. Além da atribuição de numeração oficial aos imóveis.

Conforme a Defensoria, “toda a cidade padece com a falta de sinalização dos logradouros e com a indicação ordenada e oficial dos imóveis, sendo os mais deficientes os bairros Noroeste e Nova Lima, o que acarreta prejuízo ao serviço de entrega de correspondências”.

Já a administração municipal alegou que o dever da fixação da numeração oficial nos imóveis é dos proprietários e que os imóveis regulares, oriundos dos loteamentos submetidos à aprovação pelo município, são aprovados com nome de rua e numeração oficial.

Com a liminar deferida pelo juiz, o poder público entrou com contestação no mês de maio, onde pede a revogação da decisão. Já o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) deu parecer favorável ao prosseguimento da ação civil pública.

“É indene que os bairros carecem da correta identificação dos logradouros, bem como há a necessidade de fiscalizar a numeração oficial dos imóveis que, conquanto caiba aos proprietários a sua providência, é de interesse do próprio Município, cuja inércia fora evidenciada com a adoção de medidas fiscalizatórias somente após a decisão”, informa a promotoria.

Placa é mais uma tentativa de identificar rua na Mata do Jacinto. (Foto: Saul Schramm)
Placa é mais uma tentativa de identificar rua na Mata do Jacinto. (Foto: Saul Schramm)
Joelson conta que asfalto chegou depois de 30 anos, mas a calçada ficou na promessa. (Foto: Saul Schramm)
Joelson conta que asfalto chegou depois de 30 anos, mas a calçada ficou na promessa. (Foto: Saul Schramm)

Lista - Conforme a assessoria de imprensa dos Correios, além do Noroeste e Nova Lima, os bairros onde existe uma maior dificuldade para entrega de correspondências em relação a falta de numeração oficial são Jardim Panorama, Aldeia Marçal de Souza, Los Angeles, Dom Antônio Barbosa, Centro-Oeste, Itamaracá, Campina Verde, Santo Eugênio, Teruel, Cidade de Deus, Jardim Colúmbia, Nova Lima, Jardim Anache, Jardim das Cerejeiras I e II, Norte Parque, Ary Abussaf, Morada do Sossego, Residencial Gama, Jardim Cabral, Danúbio Azul.

Além do Bosque do Carvalho, Jardim Arco-Íris, Taquaral Bosque, Bosque da Esperança, Novo Minas Gerais, Jardim dos Estados, Estrela D'Alva, Vila Miloca, Jardim Beija-Flor, Água Limpa Parque, Portal do Cerrado, Portal da Lagoa, Santa Mônica,Sarandi, Tuiuiú, Inápolis, Vila Entroncamento, Nova Campo Grande, Jardim Pantanal, Jardim Carioca, Bosque das Araras e Loteamento Nelson Trad.

Cinco anos parado – De acordo com a Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana), há processo licitatório aberto e em fase de finalização para aquisição das placas de identificação. O início das instalações está previsto para o mês de agosto, situação que estava paralisada a mais de cinco anos.

Na avenida Capital, caixa oculta o nome da rua. (Foto: Saul Schramm)
Na avenida Capital, caixa oculta o nome da rua. (Foto: Saul Schramm)
Nos siga no Google Notícias