ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Com 57 casos de H1N1, atendimento em postos de saúde aumenta

Mariana Lopes | 05/07/2012 20:31

Em nota atualizada hoje, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que em Campo Grande, foram registrados ainda 113 notificações de H1N1, 44 descartes do vírus e 10 aguardam resultado do exame.

Fila para vacinação no posto de saúde do Tiradentes (Foto: Pedro Peralta)
Fila para vacinação no posto de saúde do Tiradentes (Foto: Pedro Peralta)

Há mais ou menos dois meses, o movimento nos postos de saúde e hospitais de Campo Grande aumentou visivelmente. Entre os pacientes, a principal queixa é dos sintomas de gripe. Com 57 casos confirmados de H1N1 e três mortes pela doença na Capital, a população está alerta por causa do vírus.

No posto de saúde do Guanandi, segundo o gerente da unidade, Cleyson Borges, o atendimento a pessoas com queixas de sintomas de gripe aumentou 30% de dois meses para cá. Os pacientes que apresentam insuficiência respiratória, o que diferencia a gripe A, são encaminhados aos hospitais para o exame apropriado, na maioria das vezes ao HU.

Ainda de acordo com Cleyson, a farmácia da unidade de saúde oferece o Tameflu, medicamento receitado aos pacientes da gripe A, e, em junho, foram distribuídos 400 comprimidos à população. No estoque do Guanandi ainda há 500 comprimidos de Tameflu.

Os postos de saúde liberaram a vacina contra gripe A, porém, em algumas unidades não há demanda o suficiente para atender a população. “A procura está grande, mas aqui no Guanandi acabou ontem e não tem previsão para chegar mais”, afirma Cleyson.

No Hospital São Lucas o atendimento aumentou 100% em dois meses (Foto: Pedro Peralta)
No Hospital São Lucas o atendimento aumentou 100% em dois meses (Foto: Pedro Peralta)

No posto de saúde do bairro Tiradentes, que normalmente atende cerca de 100 pessoas por turno, o atendimento aumentou 60% em dois meses, e a maioria com sintomas gripais, segundo a gerente da unidade, Flávia Almeida.

Nas unidades particulares a situação não é diferente. De acordo com a enfermeira Estelita Maria Souza, no Hospital São Lucas o atendimento aumentou 100% nesses dois meses.

No banco do hospital, enquanto aguardava a vez da consulta, Marilene Pinheiro, 37 anos, colocava o filho de 8 anos no colo. O garoto deu sinal dos sintomas de gripe ontem e hoje ela já correu com ele para o médico.

“Fico preocupada por causa do tanto de casos de gripe A que está tendo”, comenta. Marilene disse que levou o filho ao posto de saúde para vacinar, mas foi informada que havia acabado a vacina.

Neste ano, o Hospital São Lucas internou quatro crianças com H1N1, de acordo com Estelita. Na unidade infantil, a vacina contra a gripe A é aplicada por R$ 60, tanto em crianças quanto em adultos.

Uma leitora do Campo Grande News, que preferiu ter o nome reservado, entrou em contato com a redação do jornal e disse que ligou nos postos de saúde de Campo Grande para saber informações sobre vacinação e a resposta que recebeu foi de que “não há estoque para atender a população”.

“Eu queria que os funcionários da minha empresa fossem se vacinar, pois vimos as notícias sobre o vírus e ficamos preocupados com outro surto”, explicou a leitora.

Em nota atualizada hoje, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que em Campo Grande, além dos 57 casos confirmados e três óbitos, foram registrados ainda 113 notificações de H1N1, 44 descartes do vírus e 10 aguardam resultado do exame.

Nos siga no Google Notícias