ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com 92 casos de queimaduras, Santa Casa faz campanha contra acidentes

“Comunidade Segura, Livre de Queimaduras” tem o objetivo de conscientizar a população

Liana Feitosa | 12/06/2022 17:42
Criança hospitalizada após sofrer acidente doméstico que causou queimaduras. (Foto: Divulgação/Santa Casa)
Criança hospitalizada após sofrer acidente doméstico que causou queimaduras. (Foto: Divulgação/Santa Casa)

De janeiro a abril de 2022, a Santa Casa de Campo Grande registrou 92 internações no CTQ (Centro de Tratamento de Queimaduras) do hospital devido a acidentes que geraram queimaduras por fogo ou calor, eletricidade, produtos gasosos, inflamáveis, líquidos ou químicos.

Para combater esse tipo de intercorrência, a unidade de saúde iniciou a campanha “Comunidade Segura, Livre de Queimaduras” com o objetivo de conscientizar a população. Esse mês recebe o nome de Junho Laranja e é dedicado a alertar sobre os riscos de queimadura.

Segundo a SBQ (Sociedade Brasileira de Queimaduras), são realizadas cerca de 150 mil internações por ano de pacientes vítimas de queimaduras no Brasil. Deste total, 30% são de crianças.

Cuidados - “A população precisa saber que queimadura mata, é um acidente que pode acontecer com qualquer um”, explica o chefe do setor de Cirurgia Plástica da Santa Casa, Felipe Resende. “As principais causas são as térmicas, da chama de fogo ou explosão, a elétrica, que é muito comum em quem está trabalhando na construção civil, e também tem a química, que acontece ao ter contato com produtos na pele, nos olhos ou em partes do corpo”, detalha.

O médico ainda cita um produto que foi muito disseminado durante a pandemia, o álcool, que se tornou também uma grande preocupação entre os especialistas. “Se você puder não utilizar o álcool líquido para nada na sua vida, faça isso. Deixe longe de crianças também, guarde num lugar onde elas não vão alcançar. Outra situação é quando a população quer confraternizar e prepara um bife na chapa. Quando esse tipo de acidente acontece, a gente não atende só uma pessoa e sim todo mundo que está em volta, porque a explosão acaba sendo generalizada”, alerta o especialista.

Em caso de acidente - Se uma situação de acidente ocorrer, o médico dá algumas orientações. “Se acontecer um acidente com queimadura, a primeira orientação é se acalmar, depois usar água, tanto para apagar o fogo quanto na queimadura. Pode mergulhar na torneira ou usar uma toalha úmida. Aí você faz a ligação, seja para o 192 do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou 193 do Corpo de Bombeiros”, reforça Resende. Mas, atenção: não é indicado usar água para apagar incêndios elétricos.

O CTQ da Santa Casa de Campo Grande conta com funcionamento 24 horas por dia. No local, o paciente recebe os cuidados necessários para o tratamento. “Aqui, o paciente passa por uma avaliação da equipe de cirurgia plástica, que vai avaliar o seu estado, a gravidade da queimadura, a profundidade que alcançou na pele, aí tomamos o melhor cuidado com a pessoa, seja por meio de curativos, medicações ou até mesmo a internação com necessidade de cirurgia”, finaliza o especialista.

Nos siga no Google Notícias