Com 99 pacientes acima do limite, Santa Casa pede socorro
Área verde do Pronto Socorro está com 10 vezes mais pacientes do que deveria

Único hospital a receber pacientes de urgência e emergência em Campo Grande, a Santa Casa está com 99 pacientes acima do limite técnico que pode atender. Enquanto a lotação toma conta dos leitos e corredores, a unidade pede socorro.
“Estamos enfrentando um dia extremamente crítico no atendimento hospitalar do SUS”, diz nota divulgada pelo hospital na manhã desta quarta-feira (14).
De acordo com informações da assessoria de comunicação, na área vermelha do Pronto-Socorro, onde a capacidade de atendimento é de seis pacientes graves, hoje estão alocadas 20 pessoas, mais que o triplo do determinado.
Já na área verde, onde também deveriam estar apenas seis pessoas, a capacidade foi extrapolada em 10 vezes. São 62 pacientes, sendo 32 em observação.
Em imagens divulgadas pelo hospital, é possível ver salas de atendimento médico e corredores abarrotados de gente. No local, profissionais da saúde “se viram nos 30” para atender a todos.
No último ano, também mais que triplicou o atendimento de pacientes em vaga zero, ou seja, com prioridade de internação. Entre os dias 6 e 13 de abril deste ano, a Santa Casa recebeu 489 pacientes em vaga zero nos mesmos dias de 2020, 135.