ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com ajuda do Canadá, prefeitura entrega revitalização de memorial

Painel é novidade em homenagem a primeira cacique mulher do país

Kleber Clajus | 26/03/2018 17:57
Estrutura teve o telhado trocado, além de intervenções em banheiros, sistemas elétricos e hidráulicos (Foto: Kleber Clajus)
Estrutura teve o telhado trocado, além de intervenções em banheiros, sistemas elétricos e hidráulicos (Foto: Kleber Clajus)

A revitalização do Memorial da Cultura Indígena será entregue, na terça-feira (27), pela Prefeitura de Campo Grande. Houve financiamento do governo canadense para troca do telhado, banheiros, cerca, estrutura elétrica e hidráulica. Valores não foram informados.

Participam da cerimônia, a partir das 9h, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone. Delegação canandense de mulheres indígenas vai trocar experiências, às 15h, com a comunidade local no seminário “Seno Kopenoti”.

Intervenções no espaço, inaugurado há 18 anos, foram financiadas pelo Fundo Canadá para Iniciativas Locais e também contaram com a doação de tintas da empresa MRV Engenharia.

No local, chama a atenção painel com 30 metros de extensão produzido pela artista plástica canadense Fanny-Pierre Galarneau e jovens indígenas para homenagear Enir Bezerra, que foi a primeira cacique mulher do Brasil e fundadora da Aldeia Urbana Marçal de Souza.

De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) o bazar de artesanato do memorial será reaberto, assim como ministrados cursos contínuos de dança, música e artes indígenas. A Semu (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres), por sua vez, mantém ativo seu programa de qualificação da população indígena urbana.

Memorial - O Memorial da Cultura Indígena foi inaugurado, em agosto de 1999, como um centro de valorização e promoção das etnias existentes em Campo Grande. Sua estrutura integra a Aldeia Urbana Marçal de Souza, onde foram construídas 135 casas destinadas a comunidade terena e teve como principal liderança Enir Bezerra da Silva, primeira cacique mulher do país e que faleceu em junho de 2016.

Espaço foi inaugurado há 18 anos como centro de valorização e promoção das etnias indígenas (Foto: Kleber Clajus)
Espaço foi inaugurado há 18 anos como centro de valorização e promoção das etnias indígenas (Foto: Kleber Clajus)
Nos siga no Google Notícias