ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Com alagamentos, MP alerta para revisão do plano diretor na Capital

"A definição de estratégias e diretrizes para a drenagem urbana é um dos pontos essenciais do plano diretor", diz promotora

Aline dos Santos | 05/10/2018 14:33
Tempestade provocou alagamentos na quarta-feira.(Foto: Geisy Garnes)
Tempestade provocou alagamentos na quarta-feira.(Foto: Geisy Garnes)

Com os alagamentos da última quarta-feira (dia 3), durante tempestade em Campo Grande, o MP/MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) alerta para a necessidade urgente da revisão do plano diretor. A revisão do documento é feita cada dez anos e, como a última é de 2006, deveria ter sido concluída em 2016. Naquele ano, chegou a ser suspenso na Justiça e já atravessou dez meses de 2018 sem aprovação.

“A definição de estratégias e diretrizes para a drenagem urbana é um dos pontos essenciais do plano diretor. Os problemas comumente enfrentados pela cidade durante as chuvas deixam clara a importância da gestão ambiental das bacias hidrográficas, do planejamento adequado das redes de infraestrutura urbana, do controle do escoamento das águas pluviais e da reconciliação da cidade com seu patrimônio natural, com destaque para os cursos d’água e as Áreas de Preservação Permanente”, afirma a promotora Andréia Cristina Peres, titular da 42ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, em entrevista ao MP/MS. 

A tempestade de quarta-feira teve ventos de 70,92 km/h, alagou ruas e casas, arrastou carros, transbordou córregos e derrubou ao menos de 30 árvores em Campo Grande. O temporal, provocado por choque entre a chegada de uma frente fria com o calorão, começou por volta das 14h30. Em pouco mais de uma hora choveu 36,2 milímetros.

Documento - O plano diretor consiste no instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, abrangendo diversos eixos de planejamento: mobilidade urbana, saneamento básico, habitação de interesse social, ocupação urbana, desenvolvimento rural, patrimônio natural e cultural.

A Câmara Municipal de Campo Grande estendeu para 25 de outubro o prazo para entrega do relatório sobre o plano diretor, projeto que planeja o futuro da Capital. Uma comissão, aberta em setembro, foi criada para analisar as 105 emendas que os vereadores apresentaram, além do próprio documento. Depois disso, a lei estará pronta para ser votada pelos 29 parlamentares.

Na tarde do dia 3, nuvem de poeira antecedeu chuva em Campo Grande, como na saída para Três Lagoas. (Foto: Kisie Ainoã)
Na tarde do dia 3, nuvem de poeira antecedeu chuva em Campo Grande, como na saída para Três Lagoas. (Foto: Kisie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias