ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com aparelho parado e 8 mil na fila, mutirão de ultrassom segue sem data

Aline dos Santos e Kleber Clajus | 07/04/2014 09:59
Aparelho de ultrassom parado e fila imensa: retrato da saúde na Capital.
Aparelho de ultrassom parado e fila imensa: retrato da saúde na Capital.

Com oito mil pessoas à espera de exame e o flagrante de um equipamento parado, o mutirão para exames de ultrassom segue nos planos da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) em Campo Grande, mas sem data definida.

De acordo com o secretário Jamal Salém, a iniciativa deve ser posta em prática nesta semana. “Os mutirões de saúde devem retornar”, declarou nesta segunda-feira, durante evento na praça Ary Coelho. Desde o meados de março, a prefeitura promete um mutirão, mas que ainda não começou.

Neste fim de semana, durante ronda nos postos de saúde, o secretário encontrou um aparelho de ultrassom novo e sem utilização.

O equipamento estava na sala de assistência social, no Centro Regional de Saúde 24 horas do bairro Tiradentes. “Temos que pôr em funcionamento. Um aparelho novo e parado”, disse o secretário, diante do absurdo da situação.

Os números também revelam que a vida não tem sido fácil para quem precisa da rede pública para outro exame de imagem: a radiografia. A fila pelo raio-x tem 14 mil pessoas.

Para reverter a situação, a estratégia do poder publico será fazer mais quatro mil exame mensais, sendo metade na rede municipal. Outras duas mil radiografias serão feitas em convênio com a Santa Casa e o HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian.

Prefeito (de paletó) diz que mutirão será feito mediante necessidade. Jamal afirma que ação começa nessa semana. (Foto: Kleber Clajus)
Prefeito (de paletó) diz que mutirão será feito mediante necessidade. Jamal afirma que ação começa nessa semana. (Foto: Kleber Clajus)

Neste passo, a demanda reprimida dele levar três meses e meio para ser atendida, sem considerar os novos exames. “O mutirão só serve para fazer aquilo que demanda muito esforço. Como construir uma igreja, uma associação. Se precisar, vamos fazer”, opinou o prefeito Gilmar Olarte (PP).

Concurso – De acordo com Jamal Salém, será lançado concurso público em breve para a contratação de médicos. “Contratamos 81, mas a deficiência é de 119 na rede pública”, afirmou. Também está nos planos da Sesau colocar 10 médicos em cada unidade 24 horas, sendo cinco pediatras e cinco clínicos.

Também em breve a Prefeitura deve receber mais quatro viaturas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Atualmente, são 11 veículos em funcionamento.

Nos siga no Google Notícias