ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  16    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Com baixa procura, prefeitura realiza “Dia D” de vacinação no fim de semana

Imunizantes estarão disponíveis em unidades de saúde e pontos itinerantes no sábado e domingo

Jhefferson Gamarra | 19/05/2023 17:22
Idosa sendo imunizada contra gripe em uma UBS da Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Idosa sendo imunizada contra gripe em uma UBS da Capital (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Neste sábado (20), a Prefeitura de Campo Grande promoverá o ‘”Dia D” de vacinação contra a gripe e a covid-19. As doses estarão disponíveis durante todo o dia em 14 unidades básicas e de saúde da família, além de dois pontos itinerantes.

As salas de vacina das unidades de saúde funcionarão das 7h às 17h e as seguintes unidades estarão abertas: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Estrela Dalva, USF Moreninha, USF Universitário, UBS Silvia Regina, UBS Lar do Trabalhador, UBS Caiçara, USF Batistão, UBS Coronel Antonino, USF São Francisco, UBS Dona Neta, USF Los Angeles e USF Parque do Sol.

A ação itinerante acontecerá em dois locais com horários distintos. Um dos pontos itinerantes será instalado nos altos da Avenida Afonso Pena, em frente ao Quartel do Corpo de Bombeiros, no acesso ao Parque dos Poderes. O trailer da imunização funcionará das 8h às 17h. O segundo ponto itinerante estará no supermercado Comper Tamandaré, localizado na Avenida Tamandaré, 635 – Jardim Leonídia, com horário de funcionamento das 8h às 15h.

Os pontos itinerantes oferecerão vacinas apenas contra a gripe, enquanto nas unidades de saúde serão oferecidas as vacinas contra a gripe e a covid-19, além das que integram o calendário de rotina.

No domingo, dia 21 de maio, a vacinação também ocorrerá em dois pontos itinerantes. As equipes da Sesau estarão no Comper Tamandaré, das 8h às 15h, e na Praça Bosque da Paz, das 9h às 14h. A praça está localizada na Rua Kame Takaiassu, 500, no Bairro Carandá Bosque.

A vacinação contra a gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, seguindo uma resolução da CIB (Comissão Intergestores Bipartite ) devido à baixa procura entre os grupos prioritários e à necessidade de ampliar a cobertura vacinal.

De acordo com um relatório divulgado pelo Serviço de Imunização da Sesau nesta sexta-feira (19), 28,65% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande, o que representa 97,1 mil pessoas de um público estimado em 339 mil.

A maior taxa de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. Entre os idosos com 60 anos ou mais, aproximadamente 52,3 mil foram vacinados, representando 38,84% do público estimado em 134.732 pessoas nessa faixa etária.

Na última campanha, a cobertura vacinal ficou muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% do público-alvo buscou a vacinação.

A vacina contra a gripe, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital, protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A, além da Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe. Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia, pela manhã e à tarde, em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).

Além disso, a vacinação contra a covid-19 também está sendo realizada. A Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente para toda a população com 18 anos ou mais, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. A dose bivalente também está disponível para pessoas com comorbidades e a partir dos 12 anos de idade, grávidas, puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade. Para receber a dose bivalente, é necessário ter o esquema vacinal completo e ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses.

O reforço da vacina contra a covid-19 também está disponível para aqueles que finalizaram o esquema primário e têm pelo menos 12 anos de idade. Além disso, indivíduos com 18 anos ou mais que completaram o mesmo período após receber o primeiro reforço já estão aptos para receber o segundo.

Crianças a partir de seis meses podem iniciar o esquema vacinal. Aquelas que começaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.

Nos siga no Google Notícias