ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Consumo

Dr. Bactéria vem à Capital e destrói mitos que dona de casa sempre acreditou

Biomédico esteve em Campo Grande a pedidos de Sandro Benites para incentivar a vacinação contra a gripe

Natália Olliver e Thays Scnheider | 19/05/2023 16:31
Doutor bactéria veio para incentivar vacinação contra gripe (Foto: Thays Scnheider)
Doutor bactéria veio para incentivar vacinação contra gripe (Foto: Thays Scnheider)

Roberto Martins Figueiredo, popularmente conhecido como Doutor Bactéria, após participar de um programa no Fantástico - em que dava dicas de higiene em casa - esteve na capital sul-mato-grossense na tarde desta sexta-feira (19), para destruir todos os mitos que as donas de casa tinham. Segundo o especialista, secar a louça com pano pode conter até 1 milhão a mais dos organismos vivos que um vaso sanitário. “O ideal é deixar a louça secar naturalmente”, pontuou.

Ele esteve na cidade a convite do secretário municipal de Saúde, Sandro Benites. A aparição foi uma tentativa de incentivar o público geral de Campo Grande a se vacinar contra a gripe. Na ocasião, o biomédico tomou a dose bivalente do imunizante no posto fixo de vacinação de influenza, localizado na Rua 14 de julho. Os dois fizeram uma live nas redes sociais esclarecendo algumas dúvidas sobre vacinação e limpeza.

Ao Campo Grande News o doutor fez questão de revelar outras curiosidades que, até então, eram tidas como indiscutíveis por muitas pessoas, como o hábito matinal de arrumar a cama ao acordar, por exemplo. De acordo com biomédico, a ação só pode ser feita duas horas após o despertar.

Nada de arrumar a cama assim que levantar, tem que esperar no mínimo duas horas, porque a gente transpira à noite e isso gera bactéria, quando arruma a cama assim que acorda acaba mantendo as bactérias ali e elas não saem”, disse.

Ele também falou sobre a maneira correta de armazenar alimentos na geladeira e ressaltou que guardar comida quente é um ato terrível.

“Não pode colocar nessa temperatura na geladeira. O ideal de consumo dos alimentos na geladeira é de cinco dias, no caso de comidas prontas. Nada de guardar alimentos cobertos, nada de panos dentro da geladeira também”.

Umidade - O doutor também acabou com a “gambiarra brasileira” para driblar o tempo seco. Segundo o especialista, deixar baldes ou toalhas molhadas no quarto acumulam inúmeras bactérias. Para ele, o problema é amenizado ao abrir a janela do quarto por, no mínimo, seis vezes ao dia.

“Nada de toalha molhada no quarto e nada de balde por causa da umidade, para conseguir respirar melhor teria que abrir a janela”.

Doutor bactéria sendo vacinado contra gripe por Sandro Benites (Foto:Thays Scnheider)
Doutor bactéria sendo vacinado contra gripe por Sandro Benites (Foto:Thays Scnheider)

Vacinação - De acordo com Sandro Benites, secretário municipal de Saúde, a meta é vacinar 90% da população até final do ano e 50% até o começo do inverno. Entretanto, até o momento, apenas 22% do público geral recebeu o imunizante, o que representa 74,9 mil pessoas de um público estimado em 339 mil.

Vale ressaltar que, desde a última quinta-feira (11), a vacinação contra a influenza está liberada para toda a população campo-grandense, acima de 6 meses. A liberação ocorre devido à baixa procura pelos grupos prioritários e também as temperaturas mais baixas, que favorecem a disseminação do vírus.

A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram.

Doutor Bactéria, que também recebeu a dose bivalente do imunizante contra gripe, disse que o ato é importantíssimo para a saúde. “Temos que ter consciência de tomar vacina e que elas salvam vidas”.

Fama - Roberto Martins Figueiredo ficou conhecido no País após participar do quadro “Tá limpo”, no Fantástico. Na série, ele falava dos perigos microscópicos que se escondem no cotidiano, explicava sobre contaminação de alimentos, higiene e saúde pública.

O estudioso descobriu que 45% das doenças alimentares estavam relacionadas a hábitos anti-higiênicos em casa. Ele tem cinco livros publicados, todos relacionados à saúde na parte doméstica.

Nos siga no Google Notícias