A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

03/10/2015 09:31

Com El Niño, Capital tem setembro mais chuvoso dos últimos 25 anos

Viviane Oliveira
No total, choveu no mês de setembro 216,4 milímetros, sendo que a média era de apenas 78,2 mm. (Foto: Gerson Walber)No total, choveu no mês de setembro 216,4 milímetros, sendo que a média era de apenas 78,2 mm. (Foto: Gerson Walber)

Devido a ação do fenômeno El Ninõ, Mato Grosso do Sul teve o mês de setembro mais chuvoso dos últimos 25 anos. O volume alcançou os 216,4 milímetros, sendo que a média era de apenas 78,2 mm, ou seja choveu 176% a mais do que o esperado para o mês. De 1933 para cá, o recorde histórico foi em 1990 com 276,3 mm, de acordo o meteorologista Natálio Abrão, da estação da Uniderp. 

Durante todo o mês choveu bastante, mas foi no último sábado (26), que a chuva causou estragos e prejuízos a várias regiões da cidade. A área sul foi a mais atingida pelo temporal. Em menos de 4 horas foram registrados 48 mm, volume considerado alto.

Conforme o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Alex Barbosa de Lima, o número de ocorrências registradas, no mês passado, pelo órgão aumentou devido o volume de chuva e vento de 67,68 km/h. No total, foram 48 chamadas de destelhamentos de casas, 39 quedas de árvores e detectado um novo ponto de alagamento no Bairro Serradinho. O órgão ainda vistoriou 43 imóveis e entregou 1.600 metros quadrados de lonas.

A primavera, que começou na semana passada, tem característica de mais chuva principalmente no final da tarde e noite. Na estação das flores também deve ocorrer chuva de granizo, porque atmosfera está quente e depois vem uma estabilidade, o que causa chuva em forma de pedra de gelo.

Já em outubro, as chuvas diminuem e as temperaturas aumentam e na maioria das cidades os termômetros vão registrar máxima de 40ºC, com sensação térmica de mais calor. O volume aumenta novamente no mês de novembro, quando os finais de tarde serão com chuvas intensas em curto período. Em dezembro, bastante chuva em todas regiões e tempo quente com sensação de mais calor.

Árvore que caiu no temporal do dia 26 de setembro. (Foto: Gerson Walber)Árvore que caiu no temporal do dia 26 de setembro. (Foto: Gerson Walber)
Casas foram destelhadas por causa dos ventos fortes. (Foto: Gerson Walber)Casas foram destelhadas por causa dos ventos fortes. (Foto: Gerson Walber)
Guarda oferece palestra sobre prevenção e combate às drogas em Uneis
Jovens da Unei (Unidades Educacional de Internação) Dom Bosco e da Unidade de Internação Feminina Estrela do Amanhã, em Campo Grande, receberam pales...
Cadastramento biométrico é oferecido pela Carreta da Justiça em Anhanduí
Desde o início desta semana a Carreta da Justiça está realizando atendimentos da biometria no distrito de Anhanduí, no município de Campo Grande, gra...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions