ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Com exames de graça, ação para conscientizar sobre AVC ocorre hoje na Capital

Campanha será das 11h às 18h30, em frente ao Hospital do Coração, na Rua Marechal Rondon, 1703, no Centro

Ana Oshiro | 14/12/2021 12:18
Ação ocorre na manhã desta terça-feira, no Centro da Capital. (Foto: Paulo Francis)
Ação ocorre na manhã desta terça-feira, no Centro da Capital. (Foto: Paulo Francis)

Campo Grande recebe nesta terça-feira (14), a campanha de conscientização sobre o AVC (Acidente Vascular Cerebral), com exames gratuitos para a população. De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), a doença mata uma pessoa a cada 6 segundos no mundo, e é a segunda maior causa de mortalidade no Brasil.

A ação está sendo realizada em frente ao Hospital do Coração, na Rua Marechal Rondon, número 1703, no Centro, até às 18h30. Será possível fazer aferição de pressão arterial, teste de glicemia, cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea) e classificação do risco de ter AVC ou não, tudo de graça.

"No final de cada avaliação, nós fazemos o cálculo indicando qual a porcentagem da pessoa sofrer um AVC e o que pode fazer para diminuir esse risco, dando orientações se precisa de mais exercícios, mudar alimentação ou procurar um médico para iniciar um tratamento com remédio, por exemplo", explica a médica neurologista Rebeca Gigante, responsável pela campanha.

De acordo com a médica, a ideia é conscientizar a população e explicar que uma pessoa que está tendo AVC precisa de atendimento rápido para diminuir as chances de sequelas ou morte. "Vamos explicar como é o protocolo para socorro de quem está sofrendo com a doença e também divulgar o aplicativo AVC Brasil, que é gratuito e mostra o hospital que vai ter tratamento contra AVC mais próximo daquela pessoa", contou Rebeca.

Nos siga no Google Notícias