A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018

25/10/2017 18:48

Com 'expert' em redação, super aula atrai centenas que prestarão o Enem

Oficina de português teve participação de mais de 800 alunos de escolas públicas e privadas de Campo Grande.

Anahi Gurgel
Dad Squarisi durante aulão de redação na UCDB, na tarde desta quarta-feira (25). (Foto: André Bittar)Dad Squarisi durante aulão de redação na UCDB, na tarde desta quarta-feira (25). (Foto: André Bittar)

Os ensinamentos da professora e escritora Dad Squarisi levaram mais de 800 estudantes do ensino médio a lotarem o auditório da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), em Campo Grande, onde foi realizada, na tarde desta quarta-feira (25), uma super oficina preparatória para a redação – o mais temido desafio do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Aos 71 anos, a professora de português, que é libanesa radicada no Brasil, esbanjou energia e transformou o que seria uma palestra em uma verdadeira aula para os participantes. Propôs problemáticas envolvendo a construção de textos e deu voz ao público, que pôde expor as principais dúvidas – e angústias – referentes à disciplina.

“Redação do Enem é um fantasma, um mito. Claro que a grande concorrência do exame tem seu peso, mas o texto da prova não precisa ser diferente do que vem sendo trabalhado no dia a dia, em sala de aula”, acredita.

Pedro Lucas, 17, durante oficina de redação na tarde desta quarta-feira (25). (Foto: André Bittar)Pedro Lucas, 17, durante oficina de redação na tarde desta quarta-feira (25). (Foto: André Bittar)

“O ideal é um texto simples, que tenha coerência, ou seja, início, meio e fim, e, principalmente, relação com o tema proposto. Isso é fundamental. Tem muito texto que é uma obra-prima mas, se o autor foge, tangencia o assunto solicitado, é automaticamente anulado. A nota acaba sendo zero”, alerta.

Dad fala com a voz da experiência e da paixão pelo idioma, que tornou a "gringa" uma das maiores especialistas em português no País. É editora de opinião do jornal Correio Braziliense, colunista do jornal Estado de Minas, escreve para o Blog da Dad, é professora no Centro Universitário de Brasília, e também é autora de oito livros sobre a língua portuguesa e redação.

O segredo para um bom texto? Além da simplicidade, é importante conhecer o significado de cada palavra usada e estar atento à quem se escreve. 

"Somos poliglotas do mesmo idioma. O português é muito vasto. Devemos dar importância à direcionar o texto e sua linguagem para quem o lê. Se eu vou escrever uma receita de bolo para minha cozinheira, por exemplo, será diferente se escrever a mesma receita de bolo para uma publicação na Playboy", ensina, brincando. 

Participaram da oficina estudantes de aproximadamente 10 escolas particulares e públicas, inclusive com a presença de cerca de 200 alunos do cursinho Levanta Juventude, oferecido pela prefeitura.

“Todos temos apreensão com a redação devido à importância na prova no Enem. Mas é possível superar. O português é um dos mais complexos idiomas do mundo, por isso estou absorvendo todo o aprendizado possível hoje”, disse o estudante Pedro Lucas Simão Rocha, 17.

Dad Squarisi durante entrevista para o Campo Grande News, em auditório da UCDB. (Foto: André Bittar)Dad Squarisi durante entrevista para o Campo Grande News, em auditório da UCDB. (Foto: André Bittar)


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions