ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Com hospitais superlotados, pacientes são mantidos nos postos de saúde

Santa Casa, HR, HU e Maternidade Cândido Mariano não fecharam as portas, mas operam com sobrecarga

Anahi Zurutuza | 08/04/2017 17:28
Santa Casa abriga pacientes nos corredores quando todas as vagas nas enfermarias são ocupadas (Foto: Alcides Neto)
Santa Casa abriga pacientes nos corredores quando todas as vagas nas enfermarias são ocupadas (Foto: Alcides Neto)

Com os quatros hospitais públicos de Campo Grande superlotados, pacientes estão sendo mantidos o máximo de tempo possível nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Yama Higa, o coordenador de urgência e emergência da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) explica que só os casos mais graves estão sendo enviados para a Santa Casa, HR (Hospital Regional) e Hospital Universitário neste fim de semana.

“Nos informaram a superlotação, mas não estão de portas fechadas”, deixou claro Higa. Por enquanto, não foram registrados problemas nas unidades 24 horas e não há informações de pacientes que precisem ser transferidos para UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo).

O Hospital Universitário informou na quinta-feira (8) que não havia compressas cirúrgicas, material essencial para tratar dos pacientes no centro cirúrgico e no PAM (Pronto Atendimento Médico) e por isso, até segunda-feira (10), não poderia realizar cirurgias e receber novos pacientes.

Higa explica que a Maternidade Cândido Mariano emprestou as compressas para o HU, mas o hospital está lotado.

Partos – A situação é mais grave para quem entrar em trabalho de parto neste fim de semana.

O HR informou que o Centro Obstétrico da instituição temporariamente fechado e para completar, as salas de cirurgias da maternidade estão em reforma e por isso, a instituição está funcionando parcialmente. “Temos apenas a Santa Casa, que também informou superlotação”, completou Higa.

O centro cirúrgico do Hospital da Mulher das Moreninhas foi interditado no dia 1º de dezembro pela Vigilância Sanitária.

Fachada da UPA do Universitário, onde paciente morreu (Foto: Arquivo)
Fachada da UPA do Universitário, onde paciente morreu (Foto: Arquivo)

Falta de vaga – A falta de vagas em hospitais é frequente e pacientes amargam a espera nas UPAs, alguns até necessitando de leito no CTI (Centro de Tratamento Intensivo).

Um destas situações levou uma família à Justiça em busca de indenização. No dia 24 de fevereiro, a Prefeitura de Campo Grande e o Governo do Estado foram condenados a pagar R$ 120 mil de indenização por danos morais à filha de um homem que, aos 65 anos, morreu à espera de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

Nivaldo Fernandes teve um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e passou cinco dias na UPA do bairro Universitário aguardando para ser transferido a um hospital, mas não resistiu.

Conforme alega Nilma Fernandes, filha do idoso, mais grave que a espera, é o fato de ela ter conseguido na Justiça uma liminar que obrigava município e Estado a providenciarem o leito um dia depois do pai dela ter sido socorrido na UPA, mas a decisão não foi cumprida.

Por meio da defesa, Nilma alega ainda que no dia seguinte à internação o paciente, o avião onde estava Luciano Huck, Angélica, os filhos e as babás teve de fazer pouso forçado na Capital e os famosos e as outras pessoas que estavam na aeronave tiveram atendimento privilegiado em unidades que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias