A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

26/08/2012 14:57

Com lixo obstruindo rua, moradores questionam modelo de limpeza

Viviane Oliveira
Rua Clarineta bloqueada por galhos de árvores. (Fotos: Rodrigo Pazinato. Rua Clarineta bloqueada por galhos de árvores. (Fotos: Rodrigo Pazinato.
É difícil até a passagem de pedestres. É difícil até a passagem de pedestres.

Como se não bastasse o tempo seco e a poeira, alguns moradores do bairro Tiradentes, em Campo Grande, amontoaram tudo quanto é tipo de lixo na frente de suas casas. A maioria dos montes ocupa metade da pista geralmente estreita. Tem lugar que a via foi bloqueada por galhos de árvores atrapalhando a passagem de veículos.

A dona de casa Luzia Barrius Pereira, de 32 anos, disse que estava varrendo a frente da casa, quando foi informada por um funcionário da prefeitura sobre a limpeza urbana.

“Eles passaram a semana passada aqui e pediram para a gente colocar o lixo na frente da residência, que eles passariam na próxima segunda-feira (27) para recolher”, disse, acrescentando, que admite que alguns vizinhos exageram na limpeza e acabam atrapalhando o trânsito com tanto entulho.

Na manhã deste domingo (26) nenhum carro passava na rua Clarineta. Lá a via foi bloqueada com lixo. Galhos de árvores, restos de materiais de construção, sofás, telhas e até máquina de escrever foi encontrado no monte de entulho jogado pelos próprios moradores.

Quem não aderiu à prática se incomoda com a sujeira. É o caso da aposentada Naurelina Pereira da Silva, de 79 anos, que prefere queimar o lixo no fundo de casa. “A frente da minha casa é uma das poucas que está limpa. Eu não gosto de sujeira e acho que a prefeitura deveria repensar e adotar um novo modelo de fazer a limpeza nos bairros,” destaca.

Após podar uma árvore que estava condenada, o guarda Edilson Copes Araújo, de 42 anos, entrou na onda da vizinhança e acabou colando o lixo na rua. “Fiquei sabendo da limpeza. Um vai passando para outro, e logo todo mundo coloca o lixo que tem dentro de casa para fora”, disse sem graça, após ser flagrado pela reportagem empilhando o lixo.

Os moradores afirmam que todo ano a Prefeitura faz o mutirão passando com o caminhão recolhendo o lixo. “É a oportunidade que nós temos para fazer uma faxina tanto na casa como no quintal”, finaliza Luzia.

Ninguém responsável pela assessoria de imprensa foi encontrado para esclarecer como funcionam as regras para o mutirão de limpeza.

Na rua do Pistão, sofá velho também foi encontrado nos montes de entulho. Na rua do Pistão, sofá velho também foi encontrado nos montes de entulho.
Restos de materiais de construção obstruem as ruas do bairro. Restos de materiais de construção obstruem as ruas do bairro.
Eventos de Natal, inauguração de igreja e obras interditam 9 ruas na Capital
A Agetran (Agência Municial de Transporte e Trânsito) informa que pelo menos 9 ruas terão o tráfego impedido neste domingo (17) em Campo Grande. O fe...
Bandidos armados com faca usam carro prata para assaltar vítimas
Dois homens armados com faca em um carro prata - com placas HTI-8594 - assaltaram ao menos duas vítimas, na madrugada deste domingo (17), no Bairro C...
Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...


eu concordo tbm as ruas estao so lixo
 
edna rodrigues de lima em 03/10/2012 18:45:21
Moro no Tijuca e acontece que quando vou trafegar pelas ruas do bairro nestes dias, fica muito difícil, o risco de acidente é muito grande, pois os montes de entulho atrapalham a visão, e em alguns trechos as ruas são totalmente bloqueadas. Eu acho que este modelo de limpeza é errado. As ruas não são depósitos de entulho, mesmo que seja temporário. O trânsito está sendo prejudicado.
 
waldeley lopes penteado em 27/08/2012 09:59:02
Pois quem está errada é a sra. Naurelina colocando fogo nos fundos do quintal, prática condenável em qualquer tempo! Agora a Prefeitura demora tanto a fazer a limpeza das vias que acumula tudo mesmo. Lá perto de casa na vila Ieda tem uma pracinha gramada que sempre vira uma selva antes de eles aparecerem para limpar!!!
 
Paula Hernandes em 27/08/2012 09:39:06
Que péssimo exemplo essa Sra. Naurelina dá, nesse tempo seco que está ainda provoca queimadas em seu quintal, agravando mais ainda os problemas respiratórios causados pelo tempo seco e queimadas indiscriminadas e ILEGAIS. Acho que o métdodo da prefeitura pode até causar alguns transtornos, mas é um transtorno temporário e necessário para manter a limpeza da nossa cidade. Queimada é crime!!!
 
Anyta silva em 27/08/2012 09:20:20
a prefeitura deveria retirar mais rapidamente os entulhos !
 
joldmar silva em 27/08/2012 02:15:59
Esse pessoal acumula lixo dentro do quintal o ano inteiro, esperando que a prefeitura anuncie a coleta, uma vez por ano. Se tivessem um pouquinho de higiene e limpeza, todos os dias juntariam um pouco de lixo do quintal e ensacariam, pois os lixeiros passam tres vezes por semana.
 
Valeria da Silva em 27/08/2012 01:58:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions