ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Com medidas de prevenção, 35 autoescolas já podem oferecer aulas práticas

Autoescolas tiveram que apresentar um plano de contenção de risco para retornar atividades

Leonardo Rocha | 09/05/2020 07:41
Com medidas de prevenção, 35 autoescolas já podem oferecer aulas práticas
Carros de autoescolas durante aula prática em Campo Grande (Foto: Divulgação - Detran)

Após apresentarem plano de contenção de risco, devido a pandemia de coronavírus, 35 autoescolas já estão aptas a oferecer aulas práticas em Campo Grande. Estas medidas de prevenção eram necessárias para garantir a segurança tanto dos profissionais, como dos alunos.

Segundo o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS), precisam atender as normas municipais de prevenção impostas pelas prefeituras, para enfim voltar suas atividades e assim depois de oferecer as aulas práticas, agendas os exames dos alunos no órgão estadual, já que também já está fazendo as provas.

Em Campo Grande, as autoescolas precisam entregar o plano de risco, que iriam passar pela devida autorização. Até a semana passada 36% das autoescolas tinham recebido o aval da prefeitura municipal, após esta fase, 35 das 55 (autoescolas) já podem oferecer as aulas práticas aos alunos.

“As prefeituras, por serem a gestão pública mais próxima ao cidadão e administradora da ponta do sistema público de saúde, tem autoridade para traçar medidas de proteção às quais o Detran-MS apoia totalmente”, ponderou a diretora de Educação no Trânsito do Detran, Elijane Coelho. Ela acrescentou que este é o momento de todos se adaptarem ao novo período.

Exames – Para a realização de exames, os alunos, instrutores e examinador precisam usar máscaras, além de dispor de álcool em gel dentro do veículo a ser utilizado. Já nas provas de motocicletas, além da máscara, também deve utilizar um capacete individual.

Já o instrutor precisa higienizar os veículos para uso de cada aluno e caso este apresente algum sintoma, como tosse, coriza ou dificuldade de respirar, não deve se agendar a prova. O processo de habilitação que antes tinha prazo de um ano, agora foi estendido para 18 meses.