ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Com medo da gripe e de ficar sem vacina, população lota postos no Dia D

Aline dos Santos | 30/04/2016 12:20
Postos de saúde cheios neste sábado em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)
Postos de saúde cheios neste sábado em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)

O medo da gripe e até o receio de ficar sem vacina fez com que a população lotasses os postos de vacinação na manhã deste sábado, Dia D e início da campanha em Campo Grande. “Os primeiros levam mais vantagem porque a vacina demora 15 dias para fazer efeito”, afirma o aposentado João Bosco Neves da Rocha, 61 anos. Ele procurou a imunização na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Nova Bahia. “Toda precaução é importante”, diz.

Já o aposentado Nelson Alves, 75 anos, teve medo da vacina acabar. “Moro aqui em Campo Grande, mas passo 15 dias na chácara. Tenho medo de não ter mais quando voltar”, conta. Ele se vacina há 15 anos. “Nunca fiquei gripado, mas agora está ficando mais perigoso. Todos os anos o vírus muda”.

Joseraldo Gomes da Silva, 63 anos, também toma a vacina em todas as campanhas e se apressou por achar que a dose só estaria disponível neste sábado. Na manhã de hoje, foram aplicadas 400 vacinas no posto de saúde do Nova Bahia.

Com duas salas destinadas à vacinação, a direção da UBS Coronel Antonino já esperava pela grande demanda. Durante a semana, muitas pessoas foram ao posto em busca de informações. O Dia D começou com a aplicação de 500 doses. Uma das salas foi destinada a crianças que vão tomar doses da vacina contra a gripe e atualizar o calendário vacinal. Na outra, foram atendidas as demais pessoas do público-alvo.

No posto volante da praça Ary Coelho, foram aplicadas 200 doses entre às 8h e 9h deste sábado. A procura surpreendeu quem teve que enfrentar frio e fila. No posto de saúde do Tiradentes, a procura também foi grande. No supermercado Comper da avenida Eduardo Elias Zahran, chegou a faltar seringas, o que provocou revolta das pessoas. O problema foi resolvido. No Shopping Campo Grande, por volta de 12h30, a fila para vacinar tinha 60 pessoas.

Neste sábado, são 86 pontos de vacinação, sendo 16 volantes. O serviço é oferecido nos shoppings Pátio Central, Norte Sul Plaza, Campo Grande, Bosque dos Ipês; rede de supermercados Comper, Extra e Atacadão. Já as UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) não têm vacinação.

Vacinação contra a gripe começou neste sábado em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)
Vacinação contra a gripe começou neste sábado em Campo Grande. (Foto: Alcides Neto)
Segundo João Bosco, "os primeiros levam mais vantagem".  (Foto: Alcides Neto)
Segundo João Bosco, "os primeiros levam mais vantagem". (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias