A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 23 de Setembro de 2018

11/12/2017 11:56

Com meta de reduzir tempo de espera, Samu inicia atendimento com motos

Cinco profissionais entre técnicos em enfermagem e enfermeiros vão operar os veículos

Mayara Bueno
Duas motocicletas que serão usadas em atendimento. (Foto: Mayara Bueno).Duas motocicletas que serão usadas em atendimento. (Foto: Mayara Bueno).

O Samu (Serviço Móvel de Urgência) de Campo Grande começa a atender com duas motocicletas, chamadas de "motolâncias". A expectativa é reduzir o tempo de espera dos primeiros socorros enquanto a ambulância não chega.

A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira (11) na Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). Os dois veículos, comprados em 2009, serão conduzidos por cinco profissionais entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, já treinados para tal.

Conforme a secretaria, o objetivo é diminuir o tempo resposta de atendimento, de forma a estabilizar clinicamente o paciente, além de isolar o local do acidente.

As motolâncias terão desfibribilador externo automático para vítimas de parada cardiorespiratória, material de oxigênoterapia, colar cervical e imobilização, entre outros materiais de primeiros socorros. A medida vai reduzir em metade do tempo, afirma a prefeitura de Campo Grande.

Contudo, os veículos funcionarão apenas do meio-dia às 18 horas, neste primeiro momento. Em janeiro, a expectativa é que as motocicletas atendam durante todo o dia.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, as motolâncias fizeram 18 atendimentos desde terça-feira (5).

O Samu atende 24 horas por dia e pode ser acionado pelo número 192. Quem atende os chamados é a Central de Regulação.

Ambulância do Samu é incendiada dentro do pátio de escola
Uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) ficou completamente destruída, ao ser incendiada dentro do pátio de uma escola, na...
Bêbado, paciente agride porteiro e dá soco em socorrista do Samu
Visivelmente alcoolizado, um jovem, de 23 anos, agrediu o porteiro do pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande e deu um soco no rosto do socorris...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions