ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Interior

Com motos, Samu reduz para três minutos atendimento de 30% das chamadas

Helio de Freitas, de Dourados | 19/10/2017 15:03
Motolâncias pilotadas por enfermeiros começaram a rodar hoje em Dourados (Foto: Divulgação)
Motolâncias pilotadas por enfermeiros começaram a rodar hoje em Dourados (Foto: Divulgação)

Duas motolâncias começaram a ser usadas hoje (19) pelo Samu (Serviço Móvel de Urgência) de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. Habilitadas pelo Ministério da Saúde, os veículos vão reduzir pela metade o tempo de atendimento de boa parte das ocorrências, como socorro domiciliar, em que não é preciso levar o paciente para o hospital.

Ao Campo Grande News, o coordenado do Samu na macrorregião de Dourados, Jony Alisson Santana, disse hoje que o serviço atende de 50 a 70 chamadas por dia na cidade, com 215 mil habitantes. “De 30 a 40% dessas chamadas serão atendidas exclusivamente pelas motos”.

Segundo ele, com as motos – sempre pilotadas por enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados – é possível reduzir para três minutos o tempo de atendimento, que vai de 7 a 10 minutos quando o socorro é feito pelas ambulâncias. “Além de agilizar o atendimento, representa menos desgaste das viaturas e dos próprios profissionais”.

Jony Santana disse que as motolâncias também serão usadas para atender ocorrência de acidentes nas rodovias. “Como são mais ágeis nos trânsito, as motos vão à frente e os profissionais fazem os primeiros atendimentos até a chegada da viatura de maior suporte”, explicou.

O coordenador informou que as motos já estavam à disposição do Samu, mas sem condições de ser utilizada no socorro, porque não foram equipadas e habilitadas pelo Ministério da Saúde. “Com as duas motos, uma vai de batedora da outra, fechando semáforo para chegar mais rápido ao local da ocorrência”.

Nos siga no Google Notícias