ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Mega operação contra a dengue tem mutirão e pontos de descarte

A região do Imbirussu, onde foi registrada a primeira morte por dengue em Campo Grande, será a primeira receber as ações

Fernanda Palheta | 22/01/2020 13:14
Ao todo serão 350 pessoas entre agentes de endemia e servidores que atuarão na megaoperação (Foto: Reprodução/ PMCG)
Ao todo serão 350 pessoas entre agentes de endemia e servidores que atuarão na megaoperação (Foto: Reprodução/ PMCG)

Com mutirão e quatro pontos de coleta, a Prefeitura de Campo Grande lançou na manhã desta quarta-feira (22) a megaoperação Mosquito Zero, para combater o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A operação acontecerá até abril deste ano e terá ações por 10 dias em cada uma das sete regiões da Capital.

A região do Imbirussu, onde foi registrada a primeira morte por dengue em Campo Grande, será a primeira receber as ações da megaoperação. Ao todo serão 350 pessoas entre agentes de endemia e servidores que para detectar de focos, fazer a limpeza, orientação e conscientização da população sobre os riscos e consequências das doenças.

"Isso aqui nasceu de uma visita de campo no Cabreúva, Monte Castelo e São Francisco. Os agentes de endemia não conseguiram ter acesso a cerca de 20% dos imóveis dessas regiões porque eram casas abandonadas para alugar ou para vender. Com isso a gente tem dificuldade de notificar e fazer esse bloqueio", detalhou o titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), José Mauro Pinto de Castro Filho.

Segundo ele, um levantamento feito pela pasta ainda aponta que 80% dos focos de mosquitos estão nas residências. "Existe a necessidade de entrar nas residências, não adianta só o poder publico fazer o trabalho de coleta de de lixo e limpeza de áreas públicas. Temos que evoluir no combate de forma mais enérgica, chamar a sociedade para contrinuir", disse.

O prefeito Marquinhos Trad destacou a importância da conscientização da população. "Está na hora de enfrentarmos essa situação com mais responsabilidade e unidade", disse. Ele ainda lembrou que o combate a dengue vem sendo discutido há pelo menos 25 anos. "Ainda estamos falando do mesmo combate", completa.

Durante a ação, também será realizada uma gincana. De acordo com as regras que serão estabelecidas, os moradores que mais contribuírem com a limpeza do bairro e região serão premiados.

Ponto de descarte - Além do mutirão de vistoria, a Prefeitura também disponibilizou quatro pontos de transbordo para que os moradores descartarem materiais inservíveis de grande e pequeno volume, como geladeiras, televisores, sofás, camas, entre outros.

Os pontos estarão fixos na Avenida Amaro Castro Lima com Avenida 2, no Bairro Nova Campo Grande (lateral E.M. Fauze Scaff Gattass Filho); no Acesso Nice com Rua Principal númeroo 5, no Núcleo Industrial; na Rua Itamirim com a Rua Antônio Pereira Veríssimo, no Altos Panamá e no Ecoponto Panamá, que fica na Rua Sagarana com a Avenida José Barbosa Rodrigues, Bairro Panamá.

Nos siga no Google Notícias