ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com pais reclamando, secretário de Educação promete agilizar matrículas

Luciana Brazil | 08/01/2013 14:23
Chadid fala de melhorias e humanização do atendimento. (Fotos:Rodrigo Pazinato)
Chadid fala de melhorias e humanização do atendimento. (Fotos:Rodrigo Pazinato)

Os mais de 14 mil pais que querem garantir a pré-matrícula dos filhos na Reme (Rede Municipal de Ensino), já podem, segundo o secretário Municipal de Educação José Chadid, terão melhorias no sistema de atendimento. Seis novos atendentes e um novo espaço foi montado na Semed (Secretaria Municipal de Educação).

Segundo os funcionários, nos anos anteriores os pais eram em uma janela, sem lugar para sentar.

O congestionamento das 15 linhas telefônicas, nas quais os pais podem saber para qual escola o filho foi designado, tem sido uma das maiores reclamações de quem precisa do serviço. “Todo mundo liga ao mesmo tempo, por isso congestiona. Não tem como evitar”, comentou a responsável pela central de matrículas, Adriana Lima Cedrão, 36 anos.

Em entrevista ao Campo Grande News, o secretário Chadid afirmou que tudo o que for necessário para melhorar o atendimento será feito. “Estou aqui há apenas quatro dias, mas solicitei informações para saber qual eram os problemas neste atendimento e já fiz algumas modificações. Tudo baseado na nova gestão, no novo modelo de administração”, afirmou Chadid.

Conforme Adriana, ontem (7) foram atendidas 170 pessoas e hoje, até as 11 horas, mais 50 pais já haviam recebidos informações na sede da Semed.

Segundo ela, para os alunos da Reme as informações podem ser obtidas pelo site da prefeitura, pelo telefone (0800 615 15 15) ou ainda na secretaria de educação. Já para os Ceinf’s (Centro de Educação Infantil) as designações ou informações são obtidas apenas pelo telefone ou pessoalmente na secretaria.

O secretário garante que as Ceinf’s, antes responsabilidade da Semed e da SAS, agora estarão a cargo apenas da pasta de educação. “A primeira coisa é colocar a estrutura para funcionar. Essa é a intenção”.

De acordo com Adriana, para os Ceinf’s os pais podem escolher o endereço. Já para a Reme essa escolha não é possível.

São 14,675 mil vagas, todas destinadas aos novos alunos da Reme e mais de 71 mil já estão matriculados na rede de ensino.

Linhas telefônicas ficam congestionadas e secretário diz que para o próximo ano pode haver mudanças. Funcionários tentam agilizar os telefonemas.
Linhas telefônicas ficam congestionadas e secretário diz que para o próximo ano pode haver mudanças. Funcionários tentam agilizar os telefonemas.
Secretário mostra novo espaço criado para atender pais na Semed.
Secretário mostra novo espaço criado para atender pais na Semed.

Os que pretendiam ingressar na rede municipal realizaram a inscrição no primeiro período, entre os dias 13 de novembro ao dia 16 de dezembro. Ontem (7), teve início o período de designação, onde os estudantes ficam sabendo para quais escolas serão encaminhados.

“Alguns não efetivam a matrícula porque os filhos não vão para escola que os pais escolheram. Aí, a opção é aguardar o segundo período de inscrição, já que sempre sobram vagas do primeiro período”, explica Adriana.

O segundo período teve início nesta segunda-feira (7) e se estende até o dia 13 de janeiro.

Os pais que já sabem em qual escola o filho está matriculado, devem se dirigir a unidade para efetivar a matrícula.

Novos uniformes: Segundo o secretário, neste ano serão utilizados os uniformes antigos, da administração anterior. "Para o próximo ano nós vamos fazer um levantamento com os próprios alunos, para ouvi-los e saber o que eles querem"

Nos siga no Google Notícias