ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SÁBADO  30    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Com risco de sarampo, Saúde orienta dose zero em bebês de 6 meses

Mutirão reforça imunização de crianças e adultos até 59 anos e leva atendimento ao Centro

Por Ketlen Gomes | 30/08/2025 11:51
Com risco de sarampo, Saúde orienta dose zero em bebês de 6 meses
A vacinação está sendo aplicada pela Cruz Vermelha, em parceria com a Sesau e vai até às 14h. (Foto: Ketlen Gomes)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) realiza neste sábado (30), na Praça Ary Coelho, o Dia D de mobilização contra o sarampo. A ação integra a 8ª edição do programa Campo Grande é o Bicho e leva vacinação, testagens e atendimentos gratuitos para a população na área central da Capital, até as 14h de hoje.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande realiza mobilização contra o sarampo na Praça Ary Coelho, recomendando uma dose zero da vacina para bebês de seis meses a um ano. A ação foi intensificada devido ao avanço da doença em países vizinhos, especialmente na Bolívia, que declarou situação de emergência. A campanha oferece vacinação gratuita para crianças e adultos até 59 anos, além de outros serviços de saúde. A secretária Rosana Leite ressalta que as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas, sendo necessárias duas doses regulares aos 12 e 15 meses de idade, conforme o calendário ordinário de vacinação.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite, explicou que a campanha ganhou reforço devido ao avanço da doença em países vizinhos, como a Bolívia, que está em situação de emergência contra o sarampo e preocupa devido às fronteiras secas com MS.

"O Ministério da Saúde é o responsável pela aquisição das vacinas e nós, enquanto município, temos que aplicá-las, fazendo a vacina chegar ao braço dos munícipes. Esse alerta é o seguinte: o sarampo faz parte da vacinação do calendário ordinário, ou seja, todas as crianças com 12 e 15 meses devem tomar a vacina do sarampo, que são duas doses", destacou a secretária.

Com risco de sarampo, Saúde orienta dose zero em bebês de 6 meses
A secretária de saúde também homenageou gerentes e servidores de saúde durante o mutirão. (Foto: Ketlen Gomes)

Segundo a secretária, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades básicas de saúde durante a semana e, neste sábado, foram levadas ao Centro para ampliar o acesso. "Foi recomendada uma dose zero para as nossas criancinhas de seis meses a um ano, todas devem ser vacinadas por conta dessa questão do alerta. Para os adultos até 59 anos que não sabem se foram vacinados, não há problema; basta ir a qualquer unidade de saúde", afirma.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, destaca que a ação foi realizada no Centro de Campo Grande para que mais pessoas sejam atingidas pela mobilização, que está acontecendo não apenas na Capital, mas em todo o Estado, devido aos casos da fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Mãe de dois meninos, Taina Lapa, de 29 anos, aproveitou o mutirão para atualizar a vacinação dos filhos. “Durante a semana é impossível, porque meu marido trabalha e eu fico sozinha com o bebê. Hoje, sendo sábado, facilitou bastante. Viemos a pé, ficou bem mais prático”, contou.

Já o aposentado Wilmar Ferreira, de 59 anos, reforçou a importância de campanhas em dias alternativos. “No meio da semana a gente não consegue, só trabalhando. O sarampo é uma doença séria, pode matar. Precisamos nos precaver, como aprendemos na pandemia”, disse.

Com risco de sarampo, Saúde orienta dose zero em bebês de 6 meses
Jovem realiza teste rápido de infecções sexualmente transmissíveis como HIV e Sífilis. (Foto: Ketlen Gomes)

Além da imunização contra o sarampo, a mobilização ofereceu testagem para HIV, hepatites e sífilis, castração e vacinação de animais de estimação, orientações sobre higiene e saúde bucal e massagens relaxantes para os trabalhadores da região.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.