ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Com sistema fora do ar, tentativa de registrar BO vira um desafio

Ferramenta utilizada pelas polícias Militar e Civil para registro de ocorrências está inoperante desde as primeiras horas deste domingo

Richelieu de Carlo e Anahi Gurgel | 16/07/2017 18:35
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro na tarde deste domingo. (Foto: André Bittar)
Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro na tarde deste domingo. (Foto: André Bittar)

Insistência, falta de informação e desistência fizeram parte da rotina dos cidadãos campo-grandenses que tentaram registrar boletim de ocorrência durante este domingo (16) nas delegacias da Capital.

A inoperância é ocasionada pelos sites oficiais do Governo de Mato Grosso do Sul estarem fora do ar desde as primeiras horas do dia. Com isso, nenhum serviço via internet que depende de algum órgão estadual pode ser realizado.

É o que acontece com o Sigo (Serviço Integrado de Gestão Operacional), ferramenta utilizada pelas polícias Militar e Civil para registro de ocorrências.

Reportagem do Campo Grande News esteve na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro, durante a tarde, para acompanhar como os trabalhos estavam sendo realizados e as dificuldades encontradas pela população.

De início, a equipe acompanhou um casal, que prefere manter o anonimato, e retornava pela terceira vez à delegacia para registrar um assalto em que foi vítima. O policial informou que estava tentando fazer o trabalho, mas o sistema estava fora do ar, e só os casos mais graves estavam sendo atendidos.

Após muita insistência, porém, o casal foi levado para uma sala onde relataram o ocorrido. A informação é de que os registros estão sendo feitos em documentos do word, o que leva em torno de 40 minutos.

Em seguida, um homem, que também não se identificou, esteve na delegacia para recuperar pertences que foram furtados de sua casa, durante a madrugada de hoje, enquanto viajava. A polícia conseguiu pegar o ladrão e a mala com os objetos roubados.

Com o sistema fora do ar, porém, a vítima não conseguiu localizar seus pertences porque não havia informações de onde foram parar, assim como onde o ladrão estava preso.

Enquanto isso, um outro homem aguardava na recepção à espera de uma oportunidade para fazer um boletim de ocorrência. Após 10 minutos de espera, desistiu e foi embora.

Apesar destes casos, policiais civis de plantão relataram à reportagem que foi um domingo “tranquilo” na Depac da região central, com quatro registros de flagrante.

No momento em que esta matéria é publicada, o problema persiste e a assessoria do governo informa que equipes do SGI (Superintendência de Gestão da Informação) seguem trabalhando para normalizar o serviço.

Nos siga no Google Notícias