ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com suspensão da Proteco, 100 devem ser demitidos da obra do Aquário

Aline dos Santos | 05/08/2015 07:24
Obra do Aquário do Pantanal está parada à espera da Egelte Engenharia. (Foto: TCE)
Obra do Aquário do Pantanal está parada à espera da Egelte Engenharia. (Foto: TCE)

Com a suspensão da Proteco Construções, que deixou o canteiro de obras do Aquário do Pantanal, até cem trabalhadores devem ser demitidos. Do total, 35 estão em alojamento pago pela empresa, sendo a maioria do Sergipe e dois haitianos.

Parados, os trabalhadores aguardam pagamento das verbas rescisórias e a empresa alega ao Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Campo Grande) que até o sistema da folha de pessoal foi recolhido na apreensão pela PF (Polícia Federal), que realizou em 9 de julho a operação Lama Asfáltica.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Marcos Cezar Ribeiro Gonçalves, foram pagos oito trabalhadores que estavam em contrato de experiência. “Mas eles continuam por aqui porque tem que fornecer a passagem de volta para a cidade de origem. Quanto aos demais, o combinado é pagamento do salário até o quinto dia útil”, afirma.

Os funcionários não receberam o vale no dia 20. Caso a negociação não avance nesta semana, o Sintracom vai acionar o MPT (Ministério Público do Trabalho). “Estamos aguardando posicionamento da empresa, de forma amigável”, diz Marcos Cezar.

Vindos do Nordeste, a maioria dos trabalhadores ocupa cargos de pedreiros e auxiliares, que realizam o serviço pesado na obra.

Em 22 de julho, o MPF (Ministério Público Federal) recomendou que o governo suspendesse contratos com a Proteco, empresa investigada na Lama Asfáltica. No Aquário, são dois contratos. Um de R$ 123 milhões pela subempreita da obra, cuja licitação foi vencida pela Egelte Engenharia. E outro de R$ 2 milhões, firmado diretamente com a Proteco, para estacionamento e vias de acesso ao local.

Como fica – De acordo com a assessoria de imprensa da Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), a Egelte foi notificada sobre a suspensão da Proteco. Na última segunda-feira, o titular da Seinfra, Ednei Marcelo Miglioli, disse que aguarda que a empresa vencedora da licitação rompa com a Proteco e ressuma a obra.

O Campo Grande News procurou a Egelte e a empresa informou não ter posição sobre a obra e que entraria em contato com a reportagem posteriormente. Na página na internet, há uma nota de esclarecimento informando que até 23 de julho a Egelte não tinha recebido comunicado por parte da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos).

A obra está parada desde o último dia 24. Somente a empresa Fluídra mantém trabalhadores no local. A empresa é responsável pela execução de serviços técnicos especializados para fins de confecção do sistema de suporte à vida, filtragem, automação, iluminação e construção cenográfica.

Nos siga no Google Notícias