ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Política

Empresa exigia 550 mil euros para prosseguir com obra do Aquário

Paulo Yafusso | 30/07/2015 21:05
Obra do Aquário do Pantanal provocou dia movimentado, como mostra escutas telefônicas da Lama Asfáltica (Foto: Marcos Ermínio)
Obra do Aquário do Pantanal provocou dia movimentado, como mostra escutas telefônicas da Lama Asfáltica (Foto: Marcos Ermínio)

Faltando sete meses para o fim do mandato o Governo do Estado teve dias de difícil negociação com a empresa Fluidra Brasil, que exigiu aumento de 550 mil euros para prosseguir com as obras, executadas por trabalhadores espanhóis. É o que mostram as conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, com autorização da Justiça Federal. As comunicações evidenciam a preocupação com a paralisação dos trabalhos.

As conversas foram no dia 13 de maio do ano passado. Na ligação das 11h18, o secretário de Governo, Osmar Jerônimo, fala com o fiscal da Agesul e integrante da Comissão de Fiscalização do Aquário do Pantanal, Luiz Mário, sobre o valor cobrado pelos espanhóis para prosseguir com o trabalho no Aquário do Pantanal: 550 mil euros. Osmar pede então para falar com o representante da empresa contratada pela Egelte para executar o serviço e o secretário é incisivo em afirmar sobre a impossibilidade do pagamento. “Não temos como pagar, não temos como viabilizar. Se vocês quiserem montar a obra vocês montam, se não quiserem montar vocês não montam (…), não tem como a gente assumir umas coisas loucas dessas, porque é impossível, é inviável esse pagamento, não tem como justificar”, afirma Osmar.

Até então os diretores da empresa contratada estavam irredutíveis e Osmar Jerônimo então convoca o dono da Proteco e líder da organização criminosa investigada na Operação Lama Asfáltica, João Alberto Krampe Amorim dos Santos, para resolver o impasse. “Eu vou precisar que você entre naquele B.O. lá dos espanhóis, senão não vai resolver”, diz o secretário na conversa com João Amorim na ligação feita às 11h25 do mesmo dia. “Eu tô dizendo para não pagar o número que eles querem, a gente tem que dar um reajustezinho para ele, não tem como. Mas não da forma como eles estão querendo. O valor que eles estão querendo é exorbitante, por isso eu quero, que você é mais negociador, você entre no meio e já fecha.”, diz o secretário ao fim da ligação.

Mas nas conversas com o irmão Sandro Beal, João Amorim demonstra não estar disposto a entrar na negociação, que foi fechada no meio da tarde. Luiz Mário avisa a Osmar Jerônimo que eles abaixaram o valor para 350 mil euros e o secretário dá o aval: “fecha, fecha”. Ficou acertado então que o primeiro pagamento seria no final do mês e que em 35 dias a empresa concluiria a obra. “Pra terminar”, pergunta Osmar, e ouve a resposta do fiscal: “Pra terminar tudo”. A resposta do secretário é de alívio: “Tá ótimo, melhor ainda”.

Nas conversas subsequentes não se fala se esses 350 mil euros seria um aditivo ou parte do pagamento. O Campo Grande News tentou contato com o ex-secretário de Governo e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Osmar Jerônimo, mas não conseguiu. A assessoria da Secretaria Estadual de Infraestrutura informou que a Fluidra Brasil está executando a obra normalmente e não sabe do que se trata esse pagamento, pois todos os contratos referentes as empresas do grupo de João Amorim foram apreendidos no último dia 9, durante a Operação Lama Asfáltica. A Fluidra executa a parte de cenografia do Aquário do Pantanal, como reproduzir no fundo dos tanques o habitat natural dos peixes.

Nos siga no Google Notícias