ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com suspensão prorrogada, academias ficam entre manter saúde e "girar máquina"

Enquanto espaços preparam vídeo-aulas, outros sugerem quarentena só para grupos de risco

Jones Mário e Clayton Neves | 02/04/2020 09:58
Esteiras, biclicletas ergométricas e demais equipamentos também isolados durante pandemia (Foto: Henrique Kawaminami)
Esteiras, biclicletas ergométricas e demais equipamentos também isolados durante pandemia (Foto: Henrique Kawaminami)

Parte dos estabelecimentos comerciais devem reabrir na próxima semana, como parte de processo de flexibilização das medidas restritivas à circulação de pessoas para frear o novo coronavírus, impostas pela prefeitura de Campo Grande. As academias de musculação e ginástica não entraram no afrouxamento e têm previsão de retomar as atividades a partir do dia 13 de abril - o que contempla alguns, mas desagrada outros.

Duane Xavier, proprietário da Bem Estar Fitness, na Avenida Tamandaré, prepara vídeo-aulas com exercícios adaptados, para os clientes se exercitarem em casa. Para ele, a pandemia exige novas ideias do empresário.

“Tenho a expectativa que volte o funcionamento o quanto antes, só que esse também é um momento de se reinventar. Estou preparando treinos online e vou começar a fazer lives a partir dessa semana, todos os dias, dando oportunidade do aluno tirar dúvidas durante o treino”, explica.

Xavier detalha que tinha uma reserva financeira para momentos como esse e descarta possibilidade de demitir funcionários. Ele ainda entende os riscos que um ambiente como uma academia pode oferecer para estimular o contágio em massa pelo novo vírus.

“As autoridades em Saúde indicam que as pessoas fiquem em casa, ainda mais no nosso segmento, que é de contato. Tem pessoas com posicionamento mais agressivo, mas eu vou criar meios para continuar trabalhando e atendendo o cliente sem desrespeitar as condições imposta”, declara.

Aviso na porta comunica fechamento até dia 5 de abril; período será estendido (Foto: Henrique Kawaminami)
Aviso na porta comunica fechamento até dia 5 de abril; período será estendido (Foto: Henrique Kawaminami)

Por outro lado, Eder Atanásio, sócio-proprietário da rede de academias Performance, com seis unidades em Campo Grande, defende quarentena vertical e propõe saídas para retomada das atividades em seu segmento.

“Temos que resguardar os idosos. Os novos, botar para trabalhar e fazer girar a máquina. Entendo a preocupação em desacelerar a contaminação, evitar lotação nos postos de saúde, mas atividade física aumenta a imunidade. Tem dias que recebo até 50 mensagens de clientes e alunos querendo voltar”, justifica.

Atanásio deu férias coletivas aos 70 funcionários. Ele classifica o período de crise como “terrível” e comemora ter conseguido descontos no aluguel de parte dos imóveis onde funcionam as academias.

O empresário sugere regras similares às impostas para reabertura de igrejas e agências bancárias, que impõem distâncias mínimas e limite de lotação de uma pessoa para cada 10 m².

Pelas ruas, o que se observa são academias fechadas e obedientes ao decreto municipal. Com parques e praças públicas também impedidas de abrir, quem não abre mão da corrida ou da caminhada rotineira apela para o entorno destes espaços.

Com praças e parques fechados, população apela para ruas e avenidas (Foto: Paulo Francis)
Com praças e parques fechados, população apela para ruas e avenidas (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias